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A partir deste sábado (16), a conta de luz pode ficar mais barata, com o fim a bandeira de escassez hídrica que resultava em uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A medida, que encarecia os custos da energia elétrica, estava em vigor desde setembro de 2021.
Após recuo do minério de ferro, a ação da Vale (VALE3) registra queda de 3,03%.
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“Nós vamos ter que ter subsídios para garantir que o povo mais pobre tenha uma casa”, disse.
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Já a Abrava defende que a obtenção de lucro pelas empresas não pode penalizar o consumidor. “Defendemos a livre iniciativa e que a empresas privadas precisam ter lucro, mas também entendemos que esse mesmo lucro não pode esmagar a parte mais frágil da cadeia, o consumidor. O cidadão brasileiro paga essa conta em dólar ganhando em real”, afirmou Chorão.
Além disso, a empresa projetou uma diminuição de 2 milhões de clientes no 2º trimestre.
O executivo aponta que não enxerga que a transição do petróleo para energias renováveis se dará antes de 2100, então os planos da companhia se mantém em um horizonte de médio a longo prazo. “O petróleo pode diminuir a participação na matriz energética, mas vejo a produção aumentando. Mas a Enauta também está de olho em investir em novas frentes de energia limpa no futuro”, diz Oddone
“Tem um pouco da vantagem dos Fundos Imobiliários, você tem a garantia de que vai receber a taxa fixada a cada seis meses. Se isso é sua renda, você só pode gastar depois que receber, tem que levar em conta isso”, destacou Rodil.
O Eurostat disse que, da alta anual, 4,36 pontos percentuais se devem ao aumento dos preços da energia, enquanto 1,12 ponto veio de serviços mais caros e 1,07 ponto, de alimentos, álcool e tabaco.
O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. Segundo a legislação que regulamenta o recall, o fornecedor é responsável por explicar qual é o defeito e alertar sobre o risco envolvido, além de orientar os consumidores sobre como evitar incidentes e o que fazer para obter reparo, substituição ou reembolso do produto.
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