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Segundo Costa, as pessoas não investem em empreendimentos produtivos porque preferem aplicar seu dinheiro no mercado financeiro, quando este oferece retorno mais alto por meio de juros. “Aí gera toda essa crise de desemprego, fechamento de lojas e de empresas. Mas quando a taxa de juros começa a cair, todo mundo volta a desejar fazer investimento e gerar emprego”.

“O mercado de trabalho se mantém apertado. Ao longo do tempo, a política monetária restritiva ajudará a oferta e demanda agregados de volta a um melhor equilíbrio, reduzindo a inflação”, explicou Powell. “‘Evidências adicionais de um crescimento persistente acima da tendência podem colocar o progresso em relação à inflação em risco e pode justificar mais restrição na política monetária”.

IndicadoresNo Brasil, o volume de vendas no varejo apresentou estabilidade em junho frente a maio de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média móvel trimestral para o varejo foi de -0,3% no trimestre encerrado em junho. Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista apresentou alta de 1,3% frente a junho de 2022. Nos acumulado de 12 meses, as vendas subiram 0,9%, enquanto o volume apresenta alta de 1,3% no ano.

IndicadoresNoBrasil, OBoletim Focus, levantamento doBanco Centralque reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros, mostrou uma revisão para baixo da taxa básica de juros de 2023 até 2025. Além disso, o mercado voltou a reduzir as estimativas do câmbio deste ano. Os economistas projetaram que a taxa Selic deve terminar 2023 em 11,75%, uma queda de 0,25 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Para 2024, a estimativa para a taxa básica de juros foi de 9,25% para 9,00%, enquanto a projeção de 2025 foi para 8,50%, de 8,75% da semana passada.

A última vez em que o BC tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Foto: FreePikO Ibovespa abriu estável nesta terça-feira (15), com investidores analisando os dados econômicos aquém do esperado na China, que trouxeram um sentimento de cautela para o pregão de hoje. Além disso, outro indicador importante no radar dos investidores nesta terça é o total de vendas no varejo dos Estados Unidos, que por sua vez subiu em 0,7%, chegando aos US$ 696,4 bilhões.

No cenário político, um conflito inesperado entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aumenta a pressão no governo Lula para promover a reforma ministerial prometida e avançar com a pauta econômica no Congresso.

Além disso, o departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego subiram para 248 mil na semana encerrada em 5 de agosto. O número ficou acima das expectativas do mercado, que esperavam 230 mil novos pedidos. Na semana anterior, os pedidos somaram 227 mil, conforme dados revisados.

Dados de atividade preliminar serão divulgados nos primeiros dias desta semana pelo S&P Global. Além disso, o principal destaque de indicadores será o IPCA-15 no Brasil, com o consenso do mercado apontando para uma variação anual de 3,08% em agosto.

SSE Composite: 3.078,40 (-1,34%)Nikkei 225: 32.044,50 (+0,50%)Hang Seng: 17.835,00 (+0,34%)KOSPI: 2.505,50 (-0,41%)

Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participará de entrevista ao site Poder 360, às 15h, e da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb);Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF);transferências constitucionais e legais a estados e municípios e ao Distrito Federal, como os fundos de participação dos estados e municípios;transferências legais a estados e municípios de parte da outorga pela concessão de florestas federais ou venda de imóveis federais em ocupação localizados em seus territórios,quitação de precatórios usados pelo credor para quitar débitos ou pagar outorgas de serviços públicos licitados;precatórios devidos a outros entes federativos usados para abater dívida e outros haveres com a União;créditos extraordinários para despesas urgentes, como calamidade pública;despesas bancadas por doações, como as do Fundo Amazônia ou obtidas por universidades, e por recursos obtidos em razão de acordos judiciais ou extrajudiciais relativos a desastres de qualquer tipo (por exemplo, Brumadinho);despesas custeadas por receitas próprias ou por convênios obtidas pelas universidades públicas federais, empresas públicas da União que administram hospitais universitários, pelas instituições federais de educação, ciência e tecnologia, vinculadas ao Ministério da Educação, estabelecimentos militares federais e demais instituições científicas, tecnológicas e de inovação;despesas da União com obras e serviços de engenharia custeadas com recursos transferidos por estados e municípios, a exemplo de obras realizadas pelo Batalhão de Engenharia do Exército em rodovias administradas por esses governos;pagamento de precatórios com deságio aceito pelo credor;parcelamento de precatórios obtidos por estados e municípios relativos a repasses do antigo Fundef;despesas não recorrentes da Justiça Eleitoral com a realização de eleições.Incluídos pela Câmara dentro do limite de gastos, o Fundeb e o FCDF foram retirados pelo Senado, com os deputados mantendo a mudança após acordo entre o governo, os senadores e líderes partidários da Câmara.

A China tem construído muita da infraestrutura necessária na África, impactando positivamente a produção de bens e serviços, apesar de alguns países ainda enfrentarem desafios domésticos de governança e corrupção. A China investiu pesadamente no continente para expandir o alcance de seu poder brando, influência diplomática e iniciativas de infraestrutura para consolidar seus interesses e presença. A China, no entanto, não impôs seu modelo de governança a nenhum dos países da África com os quais mantém relacionamento ativo.

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