Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Sem indicadores relevantes, as atenções continuam em Brasília, com a votação do Carf na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, além da Medida Provisório do salário mínimo e da correção da tabela do IRPF na Câmara.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos.

A privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia), finalizada no começo desta semana, abriu a temporada de venda do controle de estatais prometida por governadores eleitos ou reeleitos no ano passado. Nesse pacote, as privatizações estaduais da Sabesp, em São Paulo, e de Cemig e Copasa, em Minas Gerais são as mais aguardadas. Pernambuco, Goiás e Paraná também discutem a venda de suas empresas de saneamento básico.

“A gente espera que com os programas de renegociação de dívida [Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal] e com a redução desses juros de forma mais continuada, haja melhora no cenário para inadimplência e para o endividamento que, de fato, forneçam as condições, via crédito, para esses consumidores poderem consumir. A tendência é que esse indicador de acesso ao crédito melhore até o fim do ano e que a gente tenha uma intenção de consumo crescente”, espera Izis Ferreira.

Nos EUA, o Índice de Preços ao Produtos (IPP) apresentou alta de 0,3% em julho ante o mês anterior e variou +0,8% nos últimos 12 meses, mostrou o Departamento do Trabalho. Os resultados foram maiores do que o esperado, de alta de 0,2% na comparação mensal e 0,7% nós últimos 12 meses. O núcleo do IPP, por sua vez, subiu 0,3% no sétimo mês do ano, abaixo das estimativas de +0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPP variou +2,4%, ante consenso de +2,3%.

Foto: FreePikO Ibovespa abriu em alta nesta quinta-feira (17), mas perdeu o ânimo e opera entre perdas e ganhos, com o mercado reagindo a divulgação do IGP-10, que mostrou uma queda em agosto, o que por sua vez gerou um sentimento otimista nos investidores em relação a queda da inflação.

Para o arroz, mesmo com o clima mais favorável, a redução observada na produção se deve ao plantio de área 8,5% inferior.

Pensando nisso, a BM&C criou o BM&C Class, uma plataforma gratuita de educação financeira com conteúdo de qualidade e imparcial sobre investimentos, finanças e economia. Clique aqui para acessar e faça seu cadastro agora mesmo.

Além disso, oÍndice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI)cai 0,40% em julho, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -1,45%. Com este resultado, o índice acumula variação de -5,35% no ano e de -7,47% em 12 meses. Em julho de 2022, o índice havia caído 0,38% e acumulava elevação de 9,13% em 12 meses.

A agenda conta também com a produção industrial nos EUA, com expectativa de uma alta de 0,3% em julho em relação ao mês anterior e de leve queda de 0,1% na comparação anual. Além disso, o mercado ficará de olho nos resultados de construções de novas moradias e estoques de petróleo bruto.

resultado do jogo do bicho de ontem

rgsFQdJZoA

Deixe o seu comentário