Ainda no cenário internacional, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 5,1% em janeiro, acelerando levemente em relação à alta de 5% observada em dezembro.

As ações do Nubank (NUBR33) formaram um candle preocupante no gráfico da última sexta-feira (18), o que pode indicar uma pressão vendedora no ativo.

No caso do Reino Unido, Santoro destaca dois aspectos que fazem o país assumir postura mais bélica. “Um deles é porque o laço econômico não é tão forte, então eles podem se dar o luxo de um discurso mais duro. O outro é o momento político que o governo britânico [do primeiro-ministro Boris Johnson] enfrenta atualmente”, destaca.

O especialista destacou que considera Biden fraco e que com o Trump no poder não haveria invasão. “Não teria havido esse conflito, isso é praticamente certo. Não é porque o Trump era melhor, mas ele era imprevisível”, destacou.

— IgorGirkin (@GirkinGirkin) February 24, 2022Another video of a large air assault operation with Mi-8 helicopters in Hostomel, Kyiv oblast. https://t.co/pxgOFb6wXJ pic.twitter.com/Hax0KOulqP

As bolsas europeias também estão caindo fortemente no pregão desta quinta-feira, com os investidores reagindo aos ataques que Moscou desferiu contra a Ucrânia.

No Brasil, a expectativa é que o mercado acionário também sinta os reflexos do confronto no Leste europeu logo no início das operações.

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, 23, se recuperando de perdas de ontem, quando foram pressionadas pela escalada das tensões entre Ucrânia e Rússia. Os mercados da China continental lideraram os ganhos na Ásia hoje, impulsionados por ações da indústria de chips. O Shenzhen Composto subiu 1,75%, a 2.237,58 pontos, enquanto o Xangai Composto – principal índice acionário chinês – avançou 0,93%, a 3.489,15 pontos.

“No ano passado, os juros de longo prazo saíram de 6,5% para 12% e esse enorme movimento impactou muitas ações. Então, vemos uma assimetria. Eu não sei se os juros devem voltar a um patamar razoável ainda em 2022 ou apenas em 2023, mas tenho uma opinião bastante forte de que a assimetria está a nosso favor e os juros devem ser mais baixos”, disse.

Santoro lembra que a região leste da Europa não é comercialmente relevante para o Brasil. “Nós não temos nenhum grande interesse nacional diretamente envolvido na Ucrânia, nessas disputas de fronteira. Agora nós somos afetados pelos impactos para a economia global de tudo que está acontecendo ali”, aponta. Para ele, o Brasil deve manter uma postura diplomática mediadora e de busca de soluções pacíficas.

Confira os destaques desta terça-feira:

lucratividade e rentabilidade

ZrtaQg1EJp

Deixe o seu comentário