OLYMPUS

OLYMPUS

OLYMPUS

Cenário corporativoEletrobras (ELET3) – A companhia informou que iniciou a estruturação para o lançamento do processo de venda do portfólio de térmicas a gás do grupo Eletrobras, como parte do Plano Estratégico da companhia 2023-2027. Segundo o comunicado, a elétrica afirmou que o portfólio é composto pelas UTEs Mauá 3, Aparecida, Santa Cruz, conjunto do Complexo Interior (Anamã, Caapiranga, Codajás e Anori), além dos direitos de reversão, em 2025, do Complexo PIEs (Cristiano Rocha, Tambaqui, Manauara, Ponta Negra e Jaraqui) e o projeto de Rio Negro, com capacidade total de 2.059 MW (em 2025). A Eletrobras explicou que o movimento inicial tem como objetivo atingir o plano de descarbonização/net zero do grupo, a simplificação da estrutura societária e a reestruturação do portfólio de ativos, fortalecendo os objetivos ambientais e sociais.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é a maior desde janeiro de 2017.

Outro exemplo, ao ver que muitas empresas do segmento estão vendendo seus negócios, executivos de outras companhias podem decidir seguir o mesmo caminho sem necessariamente pesar todos os prós e contras dessa ação. É o que a economia comportamental chama de efeito adesão ou efeito bandwagon.

Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta para 6,4% em junho na comparação anual, voltando a acelerar em relação ao mês anterior (6,1%), de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas. O resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,3% em junho.

Os índices futuros em Wall Street operam entre perdas e ganhos nesta sexta-feira (14), depois que os indicadores de inflação sinalizaram arrefecimento maior do que o esperado pelo mercado. Ainda assim, as probabilidades para uma elevação da taxa de juros na próxima reunião do Federal Reserve estão irredutíveis, uma vez que diversos membros do BC já sinalizaram o potencial aumento.

Quem chega ao Brasil e assiste ao debate eleitoral terá a impressão de que pousou na Rússia em 1917, quando nas ruas se falava intensamente sobre a questão da luta de classes. De um e do outro lado, ouve-se a ladainha do discurso sobre a luta de classes e como cada lado do espectro político pretende governar para os pobres. O Brasil sobreviveu as experiências, à esquerda e à direita, e não melhorou substancialmente.

“A inflação morreu?”

Mediante a esse cenário, em entrevista a BM&C News, o CIO da 3R Investimentos, Tomas Awad, deu dicas a respeito de setores promissores a longo prazo e afirmou que o varejo ainda é um setor perigoso, mesmo com perspectivas de queda na taxa básica de juros.

Foto: Agência Brasil O volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 1% em maio deste ano, na comparação com abril. Esse é o segundo recuo consecutivo do indicador, que já havia caído 0,1% em abril. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Quando o S&P500 está barato, pode ser uma boa oportunidade de compra. Montar uma posição interessante, nas melhores empresas dos EUA. Alocar na baixa para surfar uma eventual alta posterior.

Neste momento, parece improvável que as taxas voltem, pelo menos no curto ou médio prazo, aos níveis da última década. No entanto, para os investidores, isso tem se revelado uma oportunidade. A oportunidade de contratar taxas de retorno que não eram vistas há muito tempo, equiparáveis aos níveis históricos de retorno do mercado de renda variável.

Para o analista, se as economias entrarem ‘em parafuso’, ou seja, em uma severa recessão, o banco central americano, Federal Reserve (FED), além de seus pares a nível global, serão forçados a baixar suas taxas de juros novamente.

O assunto é complexo; voltaremos a ele no próximo texto.

Na Alemanha, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta para 6,4% em junho na comparação anual, voltando a acelerar em relação ao mês anterior (6,1%), de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas alemão. O resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,3% em junho.

Na Europa, o índice de preços ao consumidor da zona do euro veio dentro do esperado, desacelerando para 5,5% em junho em relação ao mesmo mês de 2022. Porém, o núcleo teve uma leve aceleração para 5,5%, ante estimativa de 5,4% no período. O Reino Unido, por sua vez, mostrou uma inflação de 7,9% em junho na comparação anual, abaixo das estimativas (8,2%) e do registrado em maio (8,7%).

OLYMPUS como eu faço pra ganhar dinheiro na internet

COIovElGRf

Deixe o seu comentário