A pergunta feita no início volta para nós: o Mercosul é benéfico ou um atraso para os brasileiros? Da mesma maneira, poderíamos transmutar essa pergunta para: a integração regional é benéfica ou um atraso para os brasileiros? A ideia de integração é positiva, sempre para o mais forte economicamente falando e com instituições políticas estáveis e robustas. Essa ideia esteve presente em muitos momentos da história brasileira, apresentando-se de várias maneiras e poderíamos citar quando na década de 30 do século XX um capitão do Exército brasileiro, chamado Mário Travassos, escreveu um livro de inspiração geopolítica intitulado “Projeção Continental do Brasil”, no qual defendia a tese de que devíamos integrar a América do Sul para ganharmos com o escoamento para a Europa da produção do Pacífico pelo Atlântico, aproveitando os “pasos e os nudos” da Cordilheira dos Andes, sendo os pasos aquelas passagens naturais na cordilheira, e os nudos os centros de dispersão de águas entre os dois oceanos, o Pacífico e o Atlântico.

As ações que participarão da promoção são as seguintes:

A lição aprendida – após três anos – é a da necessidade de cuidado com as falsas promessas dos políticos e da manipulação da população – muitas vezes com o beneplácito da mídia – que sob o manto da fantasia da questão democrática, o povo pode ser enganado. Encantadores de serpentes se encontram em todos os lugares e continentes. Ditadores, projetos de ditadores e demogogos – muitos demagogos – abundam em nossas sociedades. É preciso tomar cuidado com o canto da sereia e não ser enganados. O custo é sempre elevadíssimo.

Este processo constituinte se concentra nos partidos e no Congresso – onde a direita atualmente possui uma maioria parlamentar – e o impulso adicional proveniente dos 62% que rejeitaram a anterior proposta constitucional, algo carregado de simbologia do que a sociedade chilena pode realmente almejar, o que coloca para a esquerda uma tarefa árdua, pois, se desejar avançar em sua agenda política, terá de obter neste momento o apoio dos votos do centro e da direita.

Entretanto, se o dólar não é a opção por alguma razão desconhecida, como o Brasil tem a maior economia e a moeda mais forte, o comércio com a Argentina (e todo o Mercosul) poderia ser feito em reais se a Argentina tivesse algumas reservas na moeda brasileira, ou, se adotasse o real com moeda corrente como ocorre por lá pelos últimos 20 anos com o dólar.

2022

A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. Analistas esperam que a Selic comece a ceder apenas no segundo semestre deste ano. De acordo com o último Relatório Focus, que reúne a projeção de economistas, a expectativa é que os juros encerrem o ano em 12,50%.

Infelizmente, o Senado brasileiro não conseguiu entender a grandiosidade da proposta e a mudança de paradigma na forma de se fazer política, sendo a Comissão subutilizada, pouco valorizada, quase desconhecia e abandonada a ideia e pretensão inicial de se debater e equacionar problemas futuros, bem como propor soluções.

As bolsas europeias operam mistas nesta quarta-feira (1), com os investidores também de olho na próxima decisão do Fed. Além disso, o mercado fica no aguardo da decisão do Banco Central Europeu sobre os juros, enquanto reagem aos dados recentes de hoje.

Margaret Thatcher se opunha a referendos, sabiamente. Certa vez, ela citou o ex-primeiro-ministro, Clement Atlee, ao reconhecer que referendos são “dispositivos de ditadores e demagogos”. Em 1945, quando Winston Churchill servia como primeiro-ministro, este sugeriu um referendo para decidir quanto à extensão da atividade da coalizão durante a guerra até à vitória no Japão.

Representação de Bitcoin. Foto: Reprodução, PixabayO presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadera, um dos países considerados mais pobres do mundo, informou através do Twitter que, constituiu um comitê de especialistas de diversos ministérios do governo para desenvolver uma legislação cripto.

Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta sexta-feira (3), com o Nasdaq devolvendo parte dos fortes ganhos registrados na véspera. Os resultados das bigtechs Apple (Nasdaq: AAPL; BDR: AAPL34), Alphabet (Nasdaq: GOOG; BDR: GOGL34) e Amazon (Nasdaq: AMZN; BDR: AMZO34) apresentaram resultados que desapontaram o mercado.

Em geral, tais números corroboram a ideia de um mercado de trabalho e uma economia fortes, ainda que o crescimento tenha demonstrado desaceleração frente ao crescimento de 3.2% do 3T22. No entanto, diferente do que temos nos acostumados a ver, onde dados que mostram uma economia forte geram receio nos agentes acerca de uma continuidade de política monetária restritiva por um prazo maior, o que vimos foi ummovimentofavorável no mercado de ações no dia da divulgação de tais dados – o S&P 500 encerrou a quinta-feira (26/01) com alta de 1.1% Em nossa visão, por 3 fatores:

empresas com home office

scPYTzFZHl

Deixe o seu comentário