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O Banco Central Europeu não deve mudar a sequência de suas futuras medidas de política monetária, mesmo que isso represente o risco de elevar os custos de tomada de empréstimos pelo governo, disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, nesta quarta-feira.
Confira destaques desta quarta:Governo edita MP que garante pagamento de R$400 em dezembro a beneficiados pelo Auxílio Brasil
Confira a entrevista com o Danilo Herculano na íntegra:
Ainda nesta manhã, o IBGE divulga dados do comércio varejista no Brasil referentes a outubro. O mercado espera alta de 0,8% na base mensal e queda de 5,60% na comparação anual, conforme pesquisa da Reuters.
De acordo com Santos, a retomada já tinha sofrido um baque em março, início da segunda onda de covid-19 no País. Com isso, as vendas do varejo restrito tombaram abaixo do nível pré-pandemia. De março em diante, houve nova recuperação, puxada pela reabertura dos negócios a medida que a vacinação contra covid-19 vinha avançando. Naquele momento, o aperto na política monetária ainda não se fazia sentir e as concessões de crédito a pessoa física continuavam crescendo, lembrou Santos.
O petróleo Brent subiu 3,20 dólares, ou 4,6%, para fechar em 73,08 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) avançou 3,23 dólares, ou 4,9%, para fechar em 69,49 dólares o barril.
Grupos de telecomunicação argumentam que não houve problemas de segurança da aviação em outros países que usam o espectro.
De acordo com Santos, a retomada já tinha sofrido um baque em março, início da segunda onda de covid-19 no País. Com isso, as vendas do varejo restrito tombaram abaixo do nível pré-pandemia. De março em diante, houve nova recuperação, puxada pela reabertura dos negócios a medida que a vacinação contra covid-19 vinha avançando. Naquele momento, o aperto na política monetária ainda não se fazia sentir e as concessões de crédito a pessoa física continuavam crescendo, lembrou Santos.
BCE não deve mudar sequência de futuras medidas de política monetária, diz Schnabel
Entre esses riscos, está o estoque de ações judiciais contra a União, de 2,2 trilhões de reais, montante cerca de quatro vezes maior do que o observado em 2014. Uma fatia de 42% desse total, de 938 bilhões de reais, é considerada perda provável. A apresentação desse crescimento no volume dos riscos relacionados a possíveis sentenças judiciais ocorre enquanto o Congresso finaliza o trâmite para estabelecer um teto anual ao pagamento de precatórios –dívidas do governo reconhecidas pela Justiça e sem possibilidade de recurso.
“Acreditamos que isso tenha relação com o grande nível de institucionalização do bitcoin nos últimos 12 meses, bem como com a dinâmica independente do restante do mercado de criptomoedas”, acrescentou.
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