A entidade explica que, apesar da recuperação ainda sólida, a economia do planeta enfrenta renovados desafios, entre eles a Ômicron e a desaceleração da atividade na Ásia. “A forte reação dos mercados ao surgimento da variante Ômicron mostrou a fragilidade do ímpeto de crescimento global, que ainda pode ser muito impactado por desdobramentos imprevistos relacionados à covid-19”, avalia.

Foram entrevistados 2.016 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação entre os dias 18 e 23 de novembro. 

O Senado votou 59-35 para a medida, com 10 republicanos, incluindo o líder da minoria Mitch McConnell, apoiando o projeto. O republicano disse no início desta semana que acreditava que o procedimento atendia aos melhores interesses do país porque evita o calote. A Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, aprovou a legislação na noite de quarta-feira (7) por 222 a 212 votos.

O projeto a ser votado abre crédito de 300 milhões de reais, montante calculado pelo Executivo para dar andamento ao programa. A exposição de motivos que acompanha a proposição ressalta que a obtenção da meta de resultado primário fixada para o corrente exercício não será afetada, já que haverá apenas o remanejamento entre despesas primárias. Também expõe que o crédito está em consonância com a regra de ouro.

O bitcoin tem dezenas de rivais menores, a maioria com pouca utilidade além do comércio, competindo por uma participação no mercado de moedas digitais de 2 trilhões de dólares.

O preço dobitcoin, a principal criptomoeda do mundo, passou de US$ 67 mil para menos de US$ 47 mil entre novembro e dezembro, o que significa uma queda de 30% no período. Embora as fortes oscilações já façam parte da rotina das moedas digitais, a variação negativa pode ser assustadora ao considerar que o ativo vem rompendo recordes ao longo dos últimos meses.

RISCO GLOBAL “MUITO ALTO”

O economista da CM Capital Markets, Alexandre Almeida, atribui a ampliação da alta do dólar frente o real, em descompasso há pouco com o enfraquecimento da moeda norte-americana ante pares principais e divisas emergentes no exterior, à possibilidade de diminuição do diferencial de juros interno e externo, após a inflação anual nos Estados Unidos em novembro vir mais forte que o esperado, gerando pressão por antecipação da alta de juros nos EUA em 2022, enquanto, no Brasil, a desaceleração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro pode desencadear menor pressão de alta da Selic no começo do próximo ano.

Brasil: IBC-Br de outubro (9h);EUA: Vendas no varejo de novembro (10h30);EUA: Decisão de juros (15h).Quinta-feira (16)

“O RLP para um grupo de 20 ações deve ser lançado no final de janeiro”, observou, durante o B3Day, evento que acontece esta tarde virtualmente.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Deixe o seu comentário