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No mês passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) concedeu um empréstimo de US$ 15,6 bilhões à Ucrânia, como parte de um pacote de US$ 115 bilhões para fortalecer a economia ucraniana.

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Depois de reformulação para atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes, a partir de março de 2023, começou a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial. Além disso, foi elaborada uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes, houve atualização do ano base de referência da pesquisa e a incorporação de novas unidades da federação na divulgação dos resultados regionais.

Segundo o BC, há tendência ao uso de modalidades mais onerosas do cartão de crédito à medida que aumentam os vínculos, que são o número de instituições emissoras de cartão em que o cliente tem saldo devedor.

Os bancos e instituições ainda serão responsáveis pela utilização dos dados e como são consultados, além de necessidade de obter o consentimento do cliente para o compartilhamento das informações de fraudes.

IndicadoresNoBrasil, oÍndice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br)apresentou uma leve retração de 0,15% em março de 2023 em comparação a fevereiro, de acordo com dados dessazonalizados do BC. A prévia da inflação apresentou alta de 5,46% no terceiro mês deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) variou 0,40% em maio, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice variara 0,23%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o INCC-M acumula alta de 1,34% no ano e de 6,32% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 1,49% no mês e acumulava alta de 11,20% em 12 meses.

As exportações tiveram alta de 5,7%, puxadas pelos produtos da indústria extrativa mineral e pelos serviços, enquanto as importações recuaram 2,1%, devido aos recuos nas compras de produtos agropecuários, da extrativa e de bens intermediários.

O encontro faria sentido e seria produtivo somente se Lula da Silva tivesse um plano de paz efetivo e coerente ou caso o Brasil tivesse mudado seu posicionamento – firmado no governo anterior e mantido pelo atual – de manter-se neutro em razão dos interesses que afetam o Brasil mais profundamente. Como a conversa não teria efetividade alguma – tanto para Zelenskyy como para Lula da Silva, não fazia sentido o encontro. O líder ucraniano está engajado em uma batalha pela opinião pública global, com o objetivo não só de manter o apoio dos países do Ocidente ao seu esforço de guerra, mas também reverter o posicionamento das populações do Sul Global. O Sul Global, do qual o Brasil é uma voz importante, não está muito convencido sobre a validade da guerra e não pretende ser incluído num conflito por procuração que, nada mais é do que, efetivamente, um conflito requentado herdado da Guerra Fria.

Não é novidade para ninguém que as varejistas brasileiras não estão no seu melhor momento, e grande parte do setor passa por uma crise devido a fatores macroeconômicos do país.

Cenário corporativoOi (OIBR3; OIBR4) – A empresa de telecomunicações informou ao mercado, via fato relevante, que o conselho de administração aprovou os termos do plano de recuperação judicial da companhia e de suas subsidiárias. “O Plano de Recuperação Judicial, reflete as negociações mantidas, até a presente data, com seus principais credores e outros stakeholders para reestruturação das dívidas das Recuperandas”, afirmou a Oi. Nesta RJ, a Oi declara ter R$ 43,7 bilhões em dívidas.

Outra questão importante tem a ver com o dia seguinte da Guerra. A situação é complexa. Se a Rússia ganhar a guerra, em princípio, não haverá enormes alterações no cenário global, além da aceleração na queda da relevância dos países da OTAN no contexto global. No entanto, uma derrota da Rússia é uma preocupação muito mais séria. Afinal, quais seriam os desdobramentos dessa derrota: a queda de Putin e sua substituição por quem?  Ou seria a repartição da Rússia em países menores? Como seria a nova estruturação do poder na região, considerando que, no caso de repartição em vários estados nuclearmente armados, o caos poderia ser ainda maior. Os países, na região,  nos pós-União Soviética têm-se caracterizado mais por lideranças autocráticas que democráticas. Não seria mais perigoso lidar com vários governos nuclearmente armados que um só?

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