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Economistas consultados pela Reuters projetavam alta de 0,9% do índice no mês e de 10,0% no ano. Os dados não capturam o salto nos preços do petróleo e de outras commodities, como trigo, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.
Segundo a companhia, o impacto esperado com a transação no fluxo de caixa e resultados será apropriado ao longo dos próximos 18 meses.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito repetidamente que o país voltará a surpreender os analistas, com maiores investimentos privados e um mercado de trabalho melhorado mitigando efeitos adversos da inflação elevada, mesmo em meio às incertezas globais geradas pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
Ainda, Dumas pontuou que a população que utiliza o transporte público além de ter um benefício menor, vai gastar mais com a alta dos preços.
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A produção industrial avançou 7,5% em janeiro e fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, ritmo mais forte desde junho de 2021 e ante avanço de 4,3% em dezembro, mostraram nesta terça-feira dados da Agência Nacional de Estatísticas. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 3,9%.
Em trecho da mesma entrevista exibido na terça-feira, o presidente disse que “a gente está esperando, inclusive, ter um retorno da Petrobras para rever esses preços que foram absurdamente majorados na semana passada”.
Enquanto soldados russos e ucranianos se enfrentavam nos subúrbios de Kiev, os EUA desafiaram neste sábado, 12, Moscou ao prometer mais US$ 200 milhões em armas e equipamentos militares para a Ucrânia. O anúncio foi feito pouco depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçar atacar os comboios de ajuda do Ocidente, o que pode levar a guerra a um outro patamar.
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O presidente Jair Bolsonaro jogou gasolina na fogueira da “guerra” política travada no governo para a adoção de novas medidas para segurar o impacto da alta do preço do petróleo na bomba dos consumidores. Ao acenar no sábado passado, 12, com a redução também de tributos sobre a gasolina, ao custo de quase R$ 27 bilhões aos cofres públicos, Bolsonaro deixou claro que vai passar por cima da orientação da equipe econômica de não bancar uma desoneração indiscriminada. Ele ainda culpou o Senado por não ter aprovado, na semana passada, a medida com o corte de tributos do diesel.
Outro ponto de atenção são as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos com a disparada dos preços do petróleo e de outras commodities.
A solução, apontada pelo especialista, para abaixar o preço do combustível é reduzir ICMS e oferecer algum tipo de subsídio.
Uma preocupação adicional é a retirada da desoneração com a eventual melhora do cenário internacional que estabilize a volatilidade de preços do petróleo depois que a Rússia invadiu a Ucrânia. Na área de incentivo tributário, a máxima em Brasília é a de que é mais fácil conceder e muito difícil acabar com ele. Um problema com potencial de espirrar para o próximo presidente, em 2023, se a desoneração valer até o fim do ano.
A guerra na Ucrânia “é um divisor de águas e estará conosco por muito tempo”, disse Powell ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados em 2 de março. “Há eventos ainda por vir… e não sabemos qual será seu efeito real sobre a economia dos EUA. Não sabemos se esses efeitos serão duradouros ou não.”
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