Rolos fabricados pela indústria de papel e celulose30/10/2018REUTERS/Benoit TessierA Suzano (SUZB3) anunciou nesta terça-feira (28), seus resultados do quarto trimestre de 2022, no qual a empresa declarou um lucro líquido de7,45 bilhões, resultado equivalente a um aumento de 222% em comparação com o resultado apresentado no mesmo período de 2021. O resultado anual ficou em 23,3 bilhões, um número 171% maior do que em 2021.

O preço médio da gasolina passou de R$ 3,31 para R$ 3,18 por litro (redução de 3,92%), uma queda de R$ 0,13 por litro. Para o diesel, por sua vez, o preço foi de R$ 4,10 para R$ 4,02 por litro (redução de 1,95%), redução de R$ 0,08 por litro.

“A aquisição amplia a diversificação e a liderança da JSL no segmento logístico e de transporte rodoviário, incluindo os de alta complexidade com reforço nas operações de gases, químicos, do agronegócio e de combustíveis”, escreveu a JSL, em fato relevante.

Na agenda, estão previstos os números da taxa de desemprego em dezembro. No cenário corporativo, a temporada de balanços continua agitada, com divulgação de BRF (BRFS3), Cosan (CSAN3), Hapvida (HAPV3), entre outros.

“Se o payroll vier novamente forte, teriamos esse caso super estranho de 0,25 [ponto percentual de elevação] e depois volta para meio [ponto percentual de elevação]”, afirmou Ghani.

Nas minhas últimas quatro colunas revisei, alertei, sintetizei e discuti a gravidades do risco fiscal que o Brasil enfrenta. Este risco real é um senso comum entre economistas sérios e pessoas atentas ao périplo das contas públicas, e apesar das expectativas e demandas do mercado por uma ação por parte do governo atual, nada, além de um plano de ajuste fiscal que depende mais dos desígnios dos ventos externos que sopram sobre os mercados de commodities e de aumento de arrecadação via alta de impostos, está sendo pretendido. Não se fala em corte de gastos ou de redução de renúncia fiscal!

No cenário corporativo, a JSL (JSLG3) comunicou nesta manhã a aquisição da Unitum, holding que detém 100% das quotas da IC Transportes. O valor da transação foi de R$ 587 milhões em Enterprise Value e R$ 338 milhões de Equity Value. Segundo fato relevante, a aquisição permitirá à companhia a reforçar a presença no transporte de gases combustíveis, químicos e no agronegócio, incluindo sua cadeia de suprimentos.

Por outro lado, o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 7,109 bilhões, alta de 4,8% no conceito “reportado” e de 27,4% no conceito “orgânico”.

O professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marco Antônio Rocha concorda com a reoneração dos combustíveis pelos impostos federais. Entretanto, ele afirma que o governo perdeu a oportunidade de colocar em debate a política de preços da Petrobras. Atualmente, a empresa precifica os combustíveis com base no valor internacional do barril de petróleo, e não no custo local de produção. O modelo é uma média dos preços estimados pela S&P Global Commodity Insights para gasolina, diesel, querosene de aviação e GLP.

Para compensar a perda de arrecadação, Haddad comunicou que colocará uma alíquota de 9,2% na exportação de óleo cru. As medidas visam igualar a perda de arrecadação com a reoneração dos combustíveis.

As vendas no mercado brasileiro do segmento “principais químicos”, que inclui eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno, caíram 18% no trimestre frente a igual período de 2021, a 657 mil toneladas.

“Ou seja, a depreciação aumentando é muito ruim, mas a companhia já passou uma leitura que está esperando um ganho de margem”, afirmou o economista.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, a pasta disse que está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

Conta salário Caixa

8ExSqKRgt0

Deixe o seu comentário