A Petrobras, que controlava quase 100% do refino no Brasil, comprometeu-se a reduzir sua capacidade em 50%, vendendo oito de suas 13 refinarias, após um acordo em junho de 2019 com o órgão antitruste Cade para introduzir concorrência no preço dos combustíveis. Mas até agora a empresa vendeu apenas três, e uma diminuição nas pressões políticas para definir artificialmente os preços dos combustíveis parece remota.
As compras de títulos tinham o objetivo de manter baixas as taxas de juros de longo prazo para ajudar a economia, mas não são mais necessárias. Nos últimos meses, a taxa de desemprego vem caindo e a inflação nos EUA atingiu o maior nível em quase 40 anos.
Além disso, a venda dos planos é feita diretamente para clientes, sem intermediação de corretores.
O analista da Toro Investimentos, Victor Lima, fez análise gráfica para as ações de empresas ligadas ao setor de siderurgia e mineração, nesta terça-feira (14). Durante entrevista ao programa BM&C News, o especialista disse que as principais empresas do setor estão graficamente parecidas e tem visão de compra.
O volume de serviços no Brasil caiu 1,2% em outubro na comparação com setembro, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (14). Com isso, o setor acumula queda de 1,9% nos dois últimos meses.
O analista citou uma possibilidade forte de uma tendência de alta e completou: “inclusive, fiquei animado até para montar posição”.
Em abril deste ano, o diesel comum e o S-10 tiveram queda no preço e estavam sendo vendidos a 4,449 reais e 4,496 reais, respectivamente. “Fazendo o comparativo com este mesmo período, o valor atual ainda é cerca de 26% mais caro”, adicionou Pina.
Os preços futuros do petróleo caíram para 73 dólares o barril nesta terça-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) disse que a variante do coronavírus Ômicron deve prejudicar a recuperação da demanda global.
Ele ressaltou que o Brasil terá novas linhas de transmissão e energia nova para ajudar o sistema elétrico em 2022.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de segunda-feira o texto-base do projeto de lei que cria um novo marco legal para o setor de ferrovias e os parlamentares devem analisar nesta terça-feira destaques que visam alterar o texto que veio do Senado.
Já o professor destacou que no seu ponto de vista, o grande problema é que no documento, o Banco Central deu a entender que andaria “reto”. “O problema é que ele deu a entender que vai andar reto, ele vai subir e vai ficar ancorado até a economia voltar”, disse.
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