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próximo jogo do cruzeiro

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“O precatório é uma dívida e ponto final. O parcelamento não resolve. A ideia de retroagir é boa”, diz Pedro Parente, ex-ministro do Planejamento, da Casa Civil e ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda no governo FHC. Ele observa que as despesas do governo são apuradas pelo regime de competência, com registro de lançamento na hora que o evento acontece. “Se o regime é de competência para as despesas, o parcelamento não muda nada. Tem de reconhecer a despesa imediatamente”, explica Parente, atual presidente do conselho de administração da BRF.

Ele dizia que ia zerar o déficit primário no primeiro ano do mandato, que ia privatizar R$ 1 trilhão, que ia fazer reforma tributária e reforma administrativa. Não fez nada disso. Foi quase tudo ao contrário. A privatização praticamente não andou. A aprovação da reforma da Previdência ocorreu muito mais por causa do protagonismo do Congresso. O que se montou no Brasil foi quase um estelionato eleitoral, e pode se chamar assim sem exagero. É lamentável que boa parte do empresariado, em nome de evitar Lula a qualquer preço, mais uma vez tenha embarcado em uma aventura que está custando muito caro para o Brasil e que põe em risco a nossa democracia. Não é a primeira vez que vejo esse enredo de que, contra Lula, vale qualquer coisa. Vimos isso na eleição do Collor também.

“O argumento de avaliação resume-se à seguinte afirmação: PetroRio aumentará a produção mais do que duas vezes para atingir cerca de 78 mil barris por dia em 2025 e US$ 1,27 bilhão de Ebitda, implicando que as ações estariam sendo negociadas abaixo de um múltiplo de 2 vezes a relação entre o valor da empresa e o Ebitda e rendimentos FCFE acima de 20% com US$ 62 o barril do brent e levando em conta os preços atuais das ações. As fusões e aquisições podem aumentar ainda mais o upside”, avaliam os analistas ao Broadcast

O analista explicou que já é aplicado o método de dessalinização, porém ainda não é possível aproveitar desse processo para o consumo próprio. “Isso vai fazer com que as empresas tenham um dos principais risco solucionados”, avaliou.

Esse panorama antecipa a campanha eleitoral e ameaça a ordem institucional da democracia brasileira por dois canais. Um é o enfrentamento entre Poderes. Se você tiver uma situação em que uma decisão de um poder soberano, o Judiciário ou o Legislativo, não for acatada pelo Executivo, você estará no meio de uma crise institucional gravíssima. E nós já caminhamos para a vizinhança de situações desse tipo. O outro canal é o desespero de um poder que está derretendo a olhos vistos levar o presidente a uma tentativa de excitar a opinião pública de modo a provocar uma situação muito anárquica e conflituosa, que lhe dê meios e legitimidade para algum tipo de Estado de emergência, para algum tipo de demanda de poderes extraordinários para estabelecer a ordem. É muito perigoso excitar uma população que está claramente polarizada, porque ela pode descambar para algum tipo de enfrentamento e descontrole da ordem pública, que cairia como uma luva para alguém que tem um impulso autoritário, que nem o esconde.

Os agentes do mercado têm acompanhado com atenção especial a novela em torno dos precatórios previstos para 2022, que somam quase 90 bilhões de reais. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última quinta-feira que a solução para a conta via limitação do crescimento dessas despesas pela regra do teto de gastos deverá ser tratada em duas semanas.

Ex-integrantes de equipes econômicas defendem retirar precatórios do tetoIndústria projeta perda de US$ 1,2 bi sem desoneraçãoPedro Parente, Eduardo Guardia, Mansueto Almeida, Amaury Bier e Carlos Kawall. Esse time composto por ex-integrantes de equipes econômicas de governos anteriores defende a retirada parcial ou integral dos precatórios (dívidas judiciais que a União é obrigada a quitar) do teto de gastos para evitar a moratória e o aumento da insegurança jurídica.

Indústria

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima um aumento da geração própria de energia solar dos atuais 6,1 gigawatts para 8,3 gigawatts, com investimentos que podem chegar a 17,2 bilhões de reais até o final deste ano.

Presidente do Banco Central minimiza risco fiscalAneel mantém bandeira vermelha patamar 2 em setembro

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,32%, a 7.148,01 pontos.

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