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Dez dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) registraram queda na produção industrial em junho. Os principais recuos foram no Paraná (5,7%) e no Pará (5,7%). A redução em São Paulo (0,9%) também pesou no resultado. O Paraná marcou a terceira queda consecutiva e acumulou no período retração de 10,2%.

Segundo o dirigente, estes tributos não são cobrados no mercado externo e a decisão de isentar as empresas do setor no Brasil se deve aos altos custos de operação no País, notadamente com querosene de aviação e a carga tributária em geral.

Praticamente todos os empresários consultados acreditam que o custo da energia vai aumentar nos próximos meses. Dos 98% que têm essa opinião, 47% acham que aumentará muito, 37% dizem que aumentará moderadamente e 14% acreditam que aumentará pouco.

As vendas da indústria de materiais de construção no país tiveram alta de 3,6% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado e mostraram queda de 1,0% em relação a junho deste ano. Os dados de vendas, já deflacionados, são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

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Segundo o diretor do Departamento do Agronegócio da Fiesp, Roberto Betancourt, a confiança acompanha os sinais de retomada da economia, abatida pela crise gerada pela pandemia de covid-19. “O recuo da taxa de câmbio no trimestre também melhorou a situação das empresas com custos em dólar, como é o caso de diversos segmentos de insumos agropecuários”, destaca.

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O temor com o valor da energia nos próximos meses está diretamente ligado à competitividade. Em média, 52% dos empresários acreditam que haverá uma redução na competitividade de suas empresas, sendo que 39% dizem que isso acontecerá provavelmente, enquanto 13% afirmam ter certeza. A preocupação maior é presente nos setores em que a energia representa uma parcela maior dos custos totais das empresas, e entre os empresários que acreditam que haverá racionamento ou aumento grande no custo com energia.

A analista do setor de varejo do BB-BI, Georgia Jorge, avaliou o cenário para as varejistas: “Eu acho que a parte positiva viria do fato de incrementar sortimento em termos de vestuário para as americanas”, disse a analista em entrevista à BM&C News.

A Americanas anunciou nesta quarta-feira (11) que fechou acordo para comprar 100% da rede de Hortifruti Natural da Terra (HNT) por R$ 2,1 bilhões, em mais um avanço do grupo em um segmento considerado estratégico por impulsionar a recorrência de compras online.

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