“Eu sou um pouco cético [que haja uma solução]. A incursão militar russa ainda está nos primeiros dias e o país ainda não se assentou como gostaria dentro do território ucraniano”, afirmou, durante entrevista à BM&C News.

“Sem dúvida, haverá consequências para nossas exportações nos principais sectores”, como vinho, cereais, entre outros, disse o presidente nesta feira que acontece em Paris.

O avanço das tropas Russas na Ucrânia vem provocando uma fuga em massa da população ucraniana, que tenta se refugiar em países vizinhos para se proteger do ataque.

Os líderes ocidentais não conseguem criar estratégias de política internacional adequadas, enquanto o presidente russo Vladimir Putin se mostra um grande estrategista, na opinião de Emanuel Pessoa, especialista em Direito Econômico Internacional.

Por fim, aNasdaq, que reúne as gigantes de tecnologia, registra perdas de 0,21%, a 13.722,26 pontos.

Possíveis sanções financeiras contra a Rússia também prejudicariam esse comércio, ele disse.

No cenário doméstico, o mercado brasileiro ainda repercute a divulgação de resultado do 4T21, com atenção especial à Vale (VALE3), que reportou um lucro líquido de US$ 5,42 bilhões, acima do consenso.

O S&P 500caiu 0,26%, a 4.373,37 pontos.

O impacto das sanções é significativo por causa da natureza do sistema econômico global: a maior parte dos ativos russos está em bancos ocidentais e não em Moscou. Num país como a Rússia, onde a moeda local não é estável, converter seus ativos para euro e o dólar é essencial. Sem isso, há perda de confiança no sistema.

As tensões entre a Rússia e o Ocidente começaram justamente por causa da recusa de Putin em aceitar que a Ucrânia integrasse a aliança militar ocidental. O país manifestava interesse há anos de fazer parte da Otan e se tornou um candidato em 2018, mas nunca houve garantias de que de fato se juntasse, já que havia protestos de países da aliança.

Com isso, os mercados asiáticos se mostraram cautelosos e operaram próximos da estabilidade nesta sessão.

Nesta manhã, a segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, foi atingida por mísseis. De acordo com o prefeito local, Igor Terekhov, a explosão deixou mortos e feridos.

netherworld jojo

OvlNsI9m5H

Deixe o seu comentário