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APetrobras(PETR4) divulgou nesta terça-feira (28) que assinou contratos de compra e venda de gás com a Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal para realização de operações conhecidas como Swap.

Além disso, é preciso tomar cuidado em tentar acertar o “timing” exato do mercado para ganhar com as oscilações dos ativos.

Segundo a FGV, a maior contribuição para o resultado veio do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que subiu 0,95% em dezembro, após queda de 0,29% em novembro. O IPA responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado. No ano, o índice acumula alta de 20,57%.

O petróleo Brent subiu 0,29 dólar para fechar em 79,23 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,58 dólar para fechar em 76,56 dólares o barril.

Em participação ao BM&C Pre-Market, o economista da Zahl Investimentos, Joni Vargas, avaliou como o câmbio deve afetar os investidores, destacando que o câmbio deve fechar no mesmo patamar atual. “O câmbio deve fechar perto do patamar atual, sem grandes novidades, por volta dos R$5,70”.

O preço da marca de referência do petróleo caiu mais de 10% em 26 de novembro para 72 dólares o barril, quando os relatórios da nova variante apareceram, mas desde então a commodity se recuperou para quase 80 dólares, e fontes da Opep+ disseram que a decisão de dezembro de prosseguir com o aumento da oferta foi correta.

A estatal vai encerrar o ano com 119 cargas importadas de GNL, superando o recorde anterior de 2014, quando a empresa trouxe 99 cargas para ajudar o país a lidar com a escassez de chuvas nas hidrelétricas, como aconteceu em 2021, na pior crise hídrica em 91 anos.

Na nova projeção, a pasta reduziu em 6 bilhões de reais o rombo previsto para o ano, se comparado com o cálculo apresentado em novembro, quando a conta apontava para um déficit de 95,8 bilhões de reais.

De acordo com a equipe de investimentos do banco, as ações e o próprio Ibovespa estão descontados, operando em patamares abaixo do esperado. Em 2021, o índice deve terminar o ano um pouco acima dos 100 mil pontos.

O diesel comum que registrou o maior aumento (2,04%) foi o de Roraima, passando de R$ 5,945 para R$ 6,066, enquanto o de maior redução no valor comercializado foi o do Amapá, que passou de R$ 5,856 para R$ 5,730, queda de 2,15%. O diesel S-10 com maior aumento no preço médio (0,99%) foi o de Roraima, que passou de R$ 5,964 para R$ 6,023. Já o S-10 com a redução mais expressiva, de 1,44%, foi encontrado em Goiás, e o valor que antes era R$ 5,692 passou para R$ 5,610.

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