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“Nesta apuração, os combustíveis, cujos preços foram reajustados no dia 11/03, começaram a influenciar os resultados da inflação ao produtor e ao consumidor. O preço do Diesel avançou para 8,89% ao produtor e, o da gasolina, subiu 1,36% ao consumidor”, disse André Braz, coordenador dos índices de preços.
Na China continental, o Xangai Composto se desvalorizou 0,44%, a 3.252,20 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 0,92%, a 2.117,96 pontos. Exceção, o sul-coreano Kospi avançou 0,40% em Seul, a 2.757,65 pontos, impulsionado por ações ligadas aos setores químico e de baterias.
“Foi de fato uma queda muito forte, uma empresa como a Magalu, que perdeu vários bilhões em valor muito rápido e a gente tem que pensar se é agora que está muito barata ou será que antes estava sobrevalorizada?”, questionou já deixando sua opinião.
Nenhuma região brasileira apresentou recuo no valor do combustível. Entre os destaques, o Norte fechou o mês com o diesel comum e o S-10 mais caros do país, a respectivos 6,881 reais e 7,019 reais, altas de 13,06% e 14,75%.
Em teleconferência de resultados, o executivo ressaltou que a estatal mineira deu importantes passos no ano passado com os desinvestimentos na Light e Renova Energia – esse último ainda está em fases finais de conclusão.
Ações de petrolíferas, como PetroRio (PRIO3) e 3R Petroleum (RRRP3), caíram junto com a cotação dos barris de petróleo, que registraram quedas de 6%. Os papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4) chegaram a operar no vermelho, mas conseguiram se recuperar e fecharam em alta de 0,37% e 1,39%.
No entanto, o especialista disse que se levar em consideração a estrutura para a composição de custos, que é o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), aumentou quase 10%.
A produção no pré-sal em fevereiro registrou um volume de 2,841 milhões de barris de óleo equivalente, sendo 2,235 milhões de barris de petróleo e 96,4 milhões de metros cúbicos de gás natural.
“Para você investir em commodities, é preciso lembrar que elas não tem diferenciação e empresas de commodities por convenção precisam cortar custos e a Vale e Petrobras, pelo tamanho delas, é um pouco mais complicado fazer isso”, pontuou.
“O Brasil talvez precise de propostas do gás. O gás talvez seja uma resposta interessante para esse desafio do preço tão caro da gasolina. Isso é uma resposta mais efetiva do que pensar em carros elétricos”, disse em entrevista à BM&C News.
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