Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberão R$ 7,5 bilhões no segundo lote da restituição do IR. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos na manhã, com os investidores monitorando os comentários dos banqueiros centrais no Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra.

Até o momento, de fato, as curvas de juros não apresentaram aumentos e o mercado parece estar adotando uma postura de “esperar para ver” se haverá de fato mais aumentos nas taxas. É interessante notar que a curva de juros (que é formada pela interpolação das taxas de diferentes períodos) mostra que o mercado ainda está apostando em cortes de juros no início de 2024.

O estágio das matérias-primas brutas caiu 4,10% em junho, após registrar -6,48% em maio. “Contribuíram para a suavização da queda do grupo os seguintes itens: minério de ferro (-13,26% para -2,21%), soja em grão (-9,40% para -4,32%) e milho em grão (-15,64% para -14,85%). Em sentido oposto, destacam-se os seguintes itens: leitein natura(3,92% para -4,51%), bovinos (-3,34% para -6,55%) e café em grão (-1,81% para -5,49%)”, diz a FGV.

Cenário corporativoGPA (PCAR3) – A companhia informou ao mercado que recebeu uma oferta vinculante “não solicitada” e “não negociada previamente” de Jaime Gilinski, um banqueiro e incorporador imobiliário colombiano, para aquisição da totalidade da participação da companhia na Éxito. Segundo fato relevante, a oferta é no valor de US$ 836 milhões, a ser pago em dinheiro pela totalidade da participação de 96,52% que o GPA possui no Éxito. A aquisição se daria por meio de uma oferta pública de ações (OPA) a ser lançada pelo comprador. A oferta é válida até 7 de julho de 2023.

O mercado global ficará com ouvidos atentos para o principal evento do Fórum. Além de Lagarde, o painel contará com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, o presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey e o presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda.

Além do PIB, a agenda na maior economia do mundo reserva dados pedidos iniciais de seguro-desemprego, além de vendas pendentes de moradias de maio.

Foto: FreePikO Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (21), impulsionado com alta das ações da Petrobras (PETR4), e com o mercado ansioso à espera da decisão do Copom do Banco Central, que acontecerá ainda hoje, após o fechamento do pregão.

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (26) mais uma revisão para cima nas expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, enquanto cortou novamente as projeções para a inflação deste ano e do próximo. O levantamento é do Boletim Focus, que reúne as projeções do mercado sobre os principais dados econômicos brasileiros.

Além disso, os investidores ficam à espera do IPCA-15, considerado a prévia da inflação, que deve apresentar estabilidade ou leve deflação. O consenso do mercado mostra uma leve queda de 0,01% em junho na comparação mensal, levando o indicador para 3,36% na base anual.

Além disso, ocorre a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que definirá a meta de inflação de 2026. Porém, existe o temor que o governo tente mudar a meta de 2024 e 2025, que está atualmente em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,50% e o superior, 4,50%.

Apesar da cautela, a autarquia tentou sinalizar uma potencial discussão sobre o corte da taxa Selic, embora tenha seguido o cuidado para não usar palavras explícitas. Houve divergência entre os participantes do comitê em relação à sinalização dos próximos passos.

Os economistas projetaram que a taxa Selic deve terminar 2023 em 12,00%, uma queda de 0,25 ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Há quatro semanas, a projeção era de que os juros terminariam o ano em 12,50%.

vagas de emprego pingo doce

qoUn6cMLap

Deixe o seu comentário