“Certamente teremos novos reajustes do combustível, como vou negar isso? Estamos buscando solução. Um auxílio de 400 reais para os caminhoneiros, que vai ficar abaixo de 4 bilhões de reais por ano, dentro do Orçamento”, disse Bolsonaro em sua transmissão semanal ao vivo pelas redes sociais.

As autoridades do comércio do G7, que se encontrarão em Londres, podem fazer apelos por esforços mais intensos na correção de atrasos nos portos de contêineres e outros gargalos no transporte, mais melhorias na infraestrutura para acelerar a chegada dos produtos ao mercado e diversificação dos fornecedores de componentes-chave, como semicondutores, incluindo mais produção doméstica.

No acumulado do ano até setembro, a taxa de rolagem total ficou em 121%. Os títulos de longo prazo tiveram taxa de 106% e os empréstimos diretos, de 126% no período.

A onda de ajustes foi ditada pela percepção de piora do cenário para as contas públicas –que impacta inflação– após o governo pressionar por uma aumento do Auxílio Brasil (novo Bolsa Família) em parte bancado com recursos fora do teto de gastos.

“Economia vai crescer em 2022; capitalização da Eletrobras será um sucesso”

Segundo informações da Folha de São Paulo, auxiliares do ministro da Economia defendem que o nome seja o indicado e que ele tenha total autonomia para a escolha do novo secretário do Tesouro.

Apesar disso, outro fato também não agradou os investidores. O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta que o governo vai oferecer cerca de 750 mil caminhoneiros autônomos, uma ajuda para compensar o aumento do preço do diesel. Após a divulgação, a bolsa brasileira chegou a bater os 4,3% de queda.

Com a nova proposta, seria considerada a inflação acumulada de janeiro a dezembro. Atualmente, o governo está autorizado a gastar o valor total das despesas do ano anterior corrigido pela inflação em doze meses até junho. 

Mas o tom negativo parecia menos pronunciado nesta manhã, com as perdas no exterior desacelerando à medida que investidores reveem cenários depois do chacoalhão de quinta-feira.

“O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quinta-feira (21/10). A decisão de ambos é de ordem pessoal. Funchal e Bittencourt agradecem ao ministro pela oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”, disse o Ministério, em nota à imprensa, que também explicou os motivos da exoneração de Dantas e Araujo.

Veja mais:

aviator pix

v72cLTNOJf

Deixe o seu comentário