Além disso, com base nas Bandas de Bollinger –uma outra ferramenta de análise técnica–, o dólar havia rompido na quinta-feira a linha inferior (fechou abaixo de 5,4389 reais), mas sem convicção, o que chamou compras de oportunidade.

A produção nas fábricas apresentou forte queda em dezembro na comparação com novembro, de acordo com dados da Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala na qual valores abaixo dos 50 pontos significam retração, o indicador registrou 43,3 pontos no último mês de 2021. Em novembro, o índice estava em 50,4 pontos.

Confira os destaques desta quinta-feira:

As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam 0,70% e 0,10%, respectivamente.

Já a LPR para empréstimos de cinco anos ou mais passou de 4,65% para 4,60%.

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha saltou 24,2% em dezembro de 2021 ante igual mês de 2020, segundo dados publicados nesta quinta-feira pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

Pelo levantamento da CCEE, a indústria automotiva representou o maior aumento no consumo de energia no mercado livre em 2021, com 21% ante 2020 (desconsiderando migrações). Em seguida, destacam-se o ramo têxtil (+20%) e metalurgia e produtos de metal (+12%).

Apenas o núcleo do CPI do bloco, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve ganho anual de 2,6% em dezembro, confirmando leitura preliminar.

Os acionistas vão deliberar sobre as condições da desestatização, que segue em andamento apesar de ainda não ter recebido aprovação do Tribunal de Contas da União.

Petrobras (PETR3;PETR4)

Em seguida ao varejo, aparece o INDC de serviços, que cresceu 19% em dezembro ante novembro. No entanto, a procura por financiamento em bancos e instituições caiu 9% no último mês de 2021. Conforme Kruzich, trata-se de um movimento considerado natural e aguardado pelo segmento financeiro. “Vemos a realidade bater à porta e a demanda arrefecer, mas é esperada uma retomada a partir de janeiro, o que também é um movimento sazonal”, explica.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o mau humor de Nova York e Ásia, e o S&P/ASX 200 encerrou a sessão em Sydney com robusta perda de 2,27%, a 7.175,80 pontos.

ganhe no insta

5xB8pkfzCy

Deixe o seu comentário