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Em participação ao BM&C Market, nesta terça-feira (28), o analista de mercado da Mundo Mercado Commodities, Alê Delara, avaliou o cenário da safra de milho e soja e os impactos climáticos do sul, destacando o problema do custo dos fertilizantes.
A estatal vai encerrar o ano com 119 cargas importadas de GNL, superando o recorde anterior de 2014, quando a empresa trouxe 99 cargas para ajudar o país a lidar com a escassez de chuvas nas hidrelétricas, como aconteceu em 2021, na pior crise hídrica em 91 anos.
Em participação ao BM&C News, o analista da Kinvo, Beto Assad, avaliou as perspectivas de PetroRio (PRIO3), destacando seus sinais de lateralidade contínua. “Está trabalhando em cenário de lateralidade, na região dos R$22,90 e R$19,25, isso por topos e fundos”.
“Depois de se recuperar ao longo do segundo e terceiro trimestres, o ICOM voltou a cair no último trimestre do ano”, apontou a FGV. “O resultado trimestral confirma o cenário de desaceleração do setor no final do ano e os empresários ainda não vislumbram perspectivas de melhora em 2022”, completou.
Conforme informou a Petrobras, em nota, os contratos permitirão que os produtores nacionais viabilizem o início de fornecimento já para o início de 2022.
Corrida pelo Metaverso
A Petrobras passou a ofertar para as distribuidoras a opção de entrega do diesel S10 e S500 em Vila do Conde/PA por via marítima desde novembro de 2021. Segundo a companhia, após planejamento dos clientes, o primeiro navio está programado para entrega em janeiro de 2022.
Ainda de acordo com o Procon-SP, a ITA também se compromete a realizar o transporte do consumidor afetado para a cidade onde reside, prioritariamente, por meio aéreo, podendo, em caso de indisponibilidade de assento, oferecer outro meio de transporte, assim como o pagamento das despesas com hospedagem, alimentação. No caso do transporte ser realizado por meio rodoviário, a empresa se compromete a reembolsar o consumidor, de forma integral, o valor da passagem aérea.
Após um ano e sete meses de altas consecutivas, o preço do litro da gasolina recuou 1,14% em dezembro em comparação com o mês anterior. No período, a média nacional chegou a R$ 6,918, enquanto em novembro o preço médio foi de R$ 6,998. Em maio de 2020, último mês a registrar baixa no preço do combustível antes desta queda, o preço médio do litro era de R$ 4,01. As informações constam em levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
A oferta brasileira de gás é de aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos, sendo 50 milhões de m3 de produção nacional, aproximadamente 20 milhões de m3 de gás importado da Bolívia e 30 milhões de GNL, incluindo importação de cargas por outros agentes, além da Petrobras.
Soja
Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País caiu 6,19%. O Estado com maior queda no período foi Mato Grosso, onde o litro se desvalorizou 14,75% no mês.
Por fim, Massaro afirmou que o aumento foi maior ao lado do ofertante, destacando o surgimento de bancos digitais, corretoras, entre outros. “Na minha visão, foi um aumento proporcionalmente maior do lado ofertante, e não do lado demandante”.
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