Na avaliação do economista e consultor Alexandre Schwartsman, o conflito entre Rússia e Ucrânia afeta produtos importados pelo Brasil, como petróleo, gás e trigo. Além disso, destaca ele, a pressão de alta do dólar também tem um efeito inflacionário. Ontem, a moeda americana subiu 2,02% ante o real. O dólar vinha experimentando nos últimos dias um movimento de baixa e chegou a cair abaixo de R$ 5,00.

Voluntários

“A combinação do aumento dos preços do petróleo e dos custos de energia somada ao impacto das sanções que estão sendo impostas e o fechamento do espaço aéreo são ventos contrários significativos no que diz respeito às companhias aéreas e às viagens”, disse Craig Erlam, analista sênior da Oanda.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,56%, a 3.294 pontos.

Na prática, a medida coloca as armas nucleares da Rússia em prontidão de lançamento, aumentando os temores de que a invasão possa se transformar numa guerra nuclear. Até o momento, no entanto, não há indicativos de que Putin tenha planos concretos de utilizá-las.

Ele disse que sanções simultâneas à Rússia e à Belarus deixariam os agricultores sem fertilizante suficiente.

A própria Otan não tem armas nucleares, mas EUA, Reino Unido e França integram a aliança e as possuem.

“Sabemos muito bem que um governo se mantém em pé quando a economia vai bem e isso não está acontecendo e não vai acontecer com a Rússia nos próximos meses. O Putin, que tem mais de 70% de aprovação da população, vai ver esse números cair, pois em poucos dias de guerra já estamos vendo a qualidade de vida e poder econômico do cidadão médio russo cair absurdamente”, afirma Michael.

Apenas a confiança da indústria aumentou de 13,9 pontos em janeiro para 14 pontos em fevereiro, mas ficou um pouco abaixo da projeção de 14,1, enquanto a de serviços avançou de 9,1 para 13 pontos no mesmo período.

O impacto das sanções é significativo por causa da natureza do sistema econômico global: a maior parte dos ativos russos está em bancos ocidentais e não em Moscou. Num país como a Rússia, onde a moeda local não é estável, converter seus ativos para euro e o dólar é essencial. Sem isso, há perda de confiança no sistema.

“Independente de qualquer coisa, isso afeta e afeta fortemente porque o SWIFT na realidade ele representa os mecanismos que os bancos tempara trocar recursos em função de transações comerciais ou não. Se fala oito que a Rússia tem um sistema que sistema, que a China tem o seu sistema, masisso não resolve a relação internacional nesses pagamentos e recebimentos”, avalia Miguel Daoud.

A entidade reconheceu os riscos relacionados à falta de insumos para produzir fertilizantes à medida que o conflito se desenvolve e disse que trabalhará para criar alternativas para garantir o abastecimento.

conecta bat

pCh21sLrBK

Deixe o seu comentário