• Home |
  • LinkGem LinkGem

LinkGem LinkGem

LinkGem LinkGem

LinkGem LinkGem

IndicadoresNo Brasil, o Boletim Focus mostrou que os economistas cortaram as projeções de inflação em 2023 e elevaram as estimativas de crescimento da economia brasileira. A projeção para o IPCA foi de 6,03% para 5,80%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 6,04%. A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, por sua vez, foi para 1,20%, de 1,02% do último levantamento.

“Quanto ao prazo de entrega do Imposto de Renda sem a incidência de multas, caberá ao próprio contribuinte avaliar os cenários e decidir se ele entregará a declaração com base nas informações disponibilizadas pela Receita Federal na pré-preenchida e retificará, em caso de necessidade, mais adiante, ou aguardará a juntada de todos os documentos para iniciar uma nova Declaração ou conferir totalmente as informações da pré-preenchida”, completa.

“As reservas estão altas. Isso é muito bom (…) Isso que dá segurança para que o Brasil possa enfrentar os seus problemas”, destacou o ex-ministro da Fazenda.

De lá para cá, tivemos impasses semelhantes em 2011, 2013, 2015, 2019, com alguma suspensão temporária de serviços do governo até que se chegasse a um novo acordo. O gráfico abaixo mostra a evolução desse teto e do seu uso.

“Ele vinha em uma sequência de topos e fundos descendentes, mas, há algum tempo ele vem revertendo isso, mesmo que timidamente. O ativo vem ganhando cada vez mais ritmo para consolidar essa expectativa positiva”, diz o analista.

“A notícia boa é: devemos ter bons meses pela frente, mas a dúvida é: o quão sustentável é isso?”, questiona o economista reenfatizando que o mais importante para a economia do país são os resultados a longo prazo. “O Brasil vai sair dessa armadilha de ter alguns bons anos seguidos de vários maus anos que dá um crescimento medíocre?”, questiona Lisboa.  questiona Lisboa. 

– Você não tem controle sobre as decisões da empresa e pode ser prejudicado se os gestores tomarem decisões ruins.

No campo político, os agentes do mercado ficam atentos para as negociações do novo arcabouço fiscal, que deve ser votado no plenário da Câmara na próxima semana, após a aprovação da urgência da proposta.

Após uma reunião realizada para discutir o tema na última terça-feira (16), o republicano Kevin McCarthy, presidente da Câmara, disse que um acordo ainda está longe de ser feito, mas destacou que houve uma “melhora” na estrutura das negociações.

O fato é que, já há algum tempo que o Ocidente, principalmente o G7, não tem lutado contra os inimigos reais da humanidade – miséria, fome, analfabetismo, poluição e degradação ambiental – mas tem-se dedicado a uma radicalização ideológica sem sentido, abandono de uma ação coletiva na erradicação destes inimigos e a preservação do status quo. O mundo, atualmente, enfrenta problemas como 800 milhões de estudantes desqualificados entrando no mercado de trabalho e 400 milhões de crianças, abaixo de onze anos de idade, que não sabem ler. Os governos, ao invés de adotarem medidas de maior inclusão digital, pouco fizeram, estabelecendo uma nova linha de divisão nas sociedades: os digitalmente ricos e os pobres. A Cúpula do G7 somente alcançará êxito se, de fato, os países mais ricos se comprometerem a contribuir substancialmente – e com ousadia – para o crescimento econômico global.

A liderança rotativa do G7 desta vez recai sobre o Japão, que estabeleceu algumas prioridades para discussão: sustentar a ordem internacional baseada no estado direito, particularmente quanto aos desafios impostos pela invasão russa do território ucraniano, e fortalecer o relacionamento do bloco com o Sul Global. Os dois objetivos parecem ter nome e endereço: no primeiro caso, a Rússia. E no segundo, diluir a relevância da China em sua atuação, particularmente focada no Sul Global, onde o país é, certamente, o maior parceiro comercial.

LinkGem LinkGem empresa renda extra

skgvjOdr93

Deixe o seu comentário