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Segundo o órgão, as reduções são explicadas pela menor demanda doméstica após a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de aumento do percentual debiodiesel ao dieselde 10% para 12%, e não para 15% como utilizado nas estimativas anteriores.

“We believe, however, that events in the banking system over the past two weeks are likely to result in tighter credit conditions for households and businesses, which would in turn affect economic outcomes,” he said. “It is too soon to determine the extent of these effects, and therefore too soon to tell it how monetary policy should respond,” Powell added. “As a result, we no longer state that we anticipate that ongoing rate increases will be appropriate to quell inflation. Instead, we now anticipate that some additional policy firming may be appropriate.”

Minutos antes da divulgação, o mercado estava dividido (51,5% para subir 0,25 p.p. e 48,5% para seguir com a taxa por volta das 9h25).

Leite destacou que, no período analisado, houve oito momentos de paralisação de fábricas e duas montadoras extinguiram turnos de produção. Para ele, a produção de veículos está muito abaixo do normal, e a alta da taxa de juros é a principal causa do desaquecimento da indústria.

Negociação milionária

Enquanto o governo está em compasso de espera, a economia sente os efeitos da desaceleração. A criação de empregos com carteira assinada nos dois primeiros meses do anoatingiu o nível mais baixopara o período desde 2020. A taxa de desemprego, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,caiu para 8,6% no trimestre encerradoem fevereiro, mas o recuo deve-se à criação de vagas com baixos salários.

“Se mantido o teto de gastos, teríamos que fazer corte não mais sobre despesa discricionária. Teríamos de cortar R$ 30 bilhões das despesas obrigatórias se [o teto] fosse mantido a partir de 2024. Para subvencionar custeio?”, explicou o ministro em evento a um banco de investidores.

No entanto, o especialista contou que houve uma reviravolta nessa posição no mês de março, não na posição em ações, mas sim em na posição em opções. “Ao invés de uma posição comprada em opções de compra, ela se inverteu para uma posição vendida”, explicou.

A agenda desta segunda também terá uma sequência de dados econômicos da China, que deve repercutir nos mercados na terça-feira. O principal destaque será o Produto Interno Bruto (PIB), mas ainda serão divulgadas as vendas do varejo, produção industrial e taxa de desemprego.

Foto: DivulgaçãoDe acordo com a agência de notícias Reuters, fontes atestaram que as entregas da Airbus caíram 11% no primeiro trimestre de 2023, chegando a 127 jatos. Esses números podem reforçar uma certa pressão nas cadeias de suprimentos globais e assim, abrir caminho para um sprint de 12 semanas com o objetivo de estabilizar as metas da empresa até metade do ano.

“Com o agravamento da inadimplência das empresas, que cresce desde setembro de 2021, era inevitável que elas chegassem neste patamar de pedidos de recuperação judicial”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Apesar de o número representar alta em relação ao ano passado, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, lembra que o primeiro trimestre de 2022 foi o pior resultado da indústria automobilística desde 2004. “Nós estamos repetindo em 2023 o pior trimestre desde 2004”, disse Leite, ao comparar os dados da produção em 2022 e em 2023.

Ainda de acordo com as fontes, a Airbus teria comercializado 11 jatos de fuselagem larga, incluindo 5 A350s no primeiro trimestre de 2023, 10 jatos pequenos A220 e 106 de suas aeronaves da família A320neo, a categoria mais vendida. Em nota, a Airbus se recusou a comentar essas insinuações antes da divulgação de seu balanço, que está previsto para 11 de abril, quando a rival Boeing também deve anunciar seus resultados.

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