“Esse impacto já poderá ser sentido imediatamente, uma vez que o fornecimento de fertilizantes já vinha sendo prejudicado pela baixa disponibilidade de transporte marítimo”, disse o advogado do agronegócio Frederico Favacho.

Rudzit destacou ainda que o mundo assiste perplexo ao avanço das tropas russas em direção à capital Kiev.

Em relação à fraqueza das sanções americanas, o ex-ministro destacou que mostra uma fragilidade energética e econômica dos Estados Unidos e do Ocidente, que foi criada no começo da administração Biden.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou um novo conjunto de sanções que proíbe cidadãos no país de se envolver em transações com o Banco Central da Rússia, o Fundo Nacional de Riqueza russo e o Ministério das Finanças do país. Além disso, o Tesouro aplicou bloqueios ao Fundo de Investimento Direto Russo e a seu CEO, Kirill Dmitriev.

A Suíça, um país tradicionalmente neutro, anunciou que aplicaria certas sanções adotadas pela UE, incluindo a proibição de uso de seu espaço aéreo, inclusive para jatos particulares russos, e o congelamento de ativos de certos líderes russos.

A chegada de tropas russas a Kiev, na madrugada de ontem, levou milhares de moradores da cidade a fugir para o oeste da Ucrânia. A capital foi alvo em menos de 24 horas de dois ataques aéreos das forças de Vladimir Putin. Plataformas de trens lotadas, comboios apertados e o medo de transitar nas ruas em meio a militares e bombas tornaram-se parte da paisagem.

Durante o BM&C News, José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial, comentou sobre silêncio do Brasil em relação à crise militar entre Rússia e Ucrânia. “Não vejo necessidade, necessariamente, de o Brasil fazer uma declaração explicitamente apoiando a Ucrânia ou condenando a Rússia”, disse nesta sexta-feira (25).

“Esta transação também contribui para aumentar nossa presença e posição de liderança no mercado brasileiro e demonstra nossa capacidade de continuar entregando soluções sustentáveis, competitivas e inovadoras para nossos clientes em um país onde desenvolvemos mais de 4,1 GWp de projetos”, disse o CEO da Canadian Solar, Shawn Qu, em nota.

A Itália e a Finlândia anunciaram notavelmente na segunda-feira sua intenção de fornecer essas armas à Ucrânia, ecoando a decisão sem precedentes tomada pela UE de financiar a compra e a entrega de armas e equipamentos em Kiev, uma decisão denunciada segunda-feira pelo Kremlin como hostil agir em relação à Rússia.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

De acordo com Tkach, a Ucrânia continuará lutando. “Continuaremos lutando porque é uma luta pelos valores democráticos, pelo sistema de segurança internacional criado depois da Segunda Guerra Mundial. Essa é uma ameaça à ordem mundial e não apenas à Ucrânia”, afirmou. Tkach destacou também que a Ucrânia condena as prisões de manifestantes pacíficos que participaram de protestos em mais de 50 cidades do país contrários à invasão da Ucrânia. “É uma decisão insana”, apontou.

Adotando sua política usual de morder e assoprar, a Rússia deu respostas em direções contraditórias. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que Putin iria analisar a declaração de Zelenski, mas que ela seguia “um movimento numa direção positiva”.

A Anda, associação que representa empresas de fertilizantes no Brasil, disse em comunicado que é cedo para mensurar o impacto das sanções internacionais decorrentes do ataque da Rússia à Ucrânia, acrescentando que ainda está avaliando os efeitos no mercado de fertilizantes e na cadeia de suprimentos de alimentos como um todo.

energoonz

f49TUAEcxs

Deixe o seu comentário