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“Mantida a atual tendência de recuperação, o nível de tráfego em mobilidade urbana e aeroportos tende a voltar aos níveis pré-pandemia entre o final de 2022 e o começo de 2023”, disse a porta-voz da companhia.

Martins, da MCM, espera um déficit primário de R$ 91,4 bilhões do governo central, no fim de 2021, compensado pelo resultado positivo de R$ 108,2 bilhões dos governos regionais e de R$ 5,9 bilhões das empresas estatais, à exceção de Petrobras e Eletrobras. “Pelo lado do governo central, pesarão os dividendos da Petrobras, em R$ 12,2 bilhões, a serem recebidos em dezembro”, diz o economista da MCM, acrescentando que provavelmente não daria tempo para o presidente Jair Bolsonaro usar o valor para abater no preço dos combustíveis, como tem sugerido.

Os Estados Unidos e a China, as maiores economias do mundo, discordam sobre as origens da pandemia Covid-19, a expansão do arsenal nuclear de Pequim e o aumento da pressão sobre Taiwan, entre outras questões.

Com apoio de vários parlamentares, o senador tucano José Aníbal (SP) apresentou outra PEC que prevê 50 bilhões de reais para o benefício e outros 26 bilhões para que o governo possa honrar eventuais rombos orçamentários. Ele já trabalha nos bastidores para que sua proposta –ou alguma semelhante– prevaleça em relação à que passou na Câmara.

O Haitong também elevou as suas estimativas para o IPCA de 2021 (de 9,20% para 10,40%) e de 2022 (de 5,0% para 5,20%), esta última já acima do teto da meta que deve ser alcançada pelo Banco Central (BC), de 5,0%.

Na visão da Embraer, os efeitos da pandemia global impactaram a recuperação do tráfego global, de modo que a receita por passageiro por quilômetro (RPK, na sigla em inglês) só voltará aos níveis de 2019, anteriores aos da crise sanitária, em 2024.

“Esse tipo de coordenação, no entanto, já que estamos falando de empresas ao redor do mundo inteiro, é muito difícil”, admite. Nunes, por sua vez, destacoudois fatores que devem ser levados em conta para analisar o atual quadro de escassez: a mudança tecnológica, que é inerente ao mercado, e questões contextuais e imprevisíveis, como a pandemia de covid-19. Essas questões, no entanto, lidam com fatores relacionados ao próprio setor.

Segundo o diretor financeiro, Roberto Rodrigues, não fosse a provisão, o lucro do Magazine Luiza de julho a setembro seria praticamente 400 milhões de reais a mais que os 22,6 milhões divulgados na noite da véspera.

Os ativos de petróleo fecharam sem sinal único nesta segunda-feira, 15. No radar dos investidores, está um número crescente de casos de covid-19 pelo mundo, assim como as expectativas para que o presidente dos EUA, Joe Biden, libere reservas estratégicas do óleo ao mercado.

O Ebtida da companhia também caiu, ficando negativa em 17 milhões. A queda é 67% maior do que a apresentada no mesmo período do ano passado, época em que o Ebitda também ficou negativo em R$ 4 milhões.

De acordo com a pesquisa Focus mais recente, a expectativa dos agentes econômicos já é de um Produto Interno Bruto (PIB) abaixo de 1% no ano que vem, com inflação de 4,79%, ante meta central de 3,5%, que o BC vinha frisando ser possível atingir.

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