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Agenda econômica5h30 – Zona do Euro: Confiança do Investidor Sentix (Julho)8h – Brasil: IPC-S (1ª Quadrissemana de Julho)8h25 –Brasil: Boletim Focus15h –Brasil: Balança Comercial Semanal16h-EUA: Crédito ao Consumidor (Maio)Foto: UnsplashO Bureau of Labor Statistics divulgou nesta sexta-feira (7) o relatório de empregos, o payroll, e mostrou a criação de 209 mil empregos não agrícolas em junho, ficando abaixo das estimativas do mercado, que rondavam em 225 mil. Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,6%, dentro do consenso dos investidores.

8h – Brasil: IPC-S Capitais (2ª Quadrissemana de Julho)9h30 – EUA: Vendas no Varejo (Junho)10h15 – EUA: Produção Industrial (Junho)11h – EUA: Índice NAHB de Mercado Imobiliário (Julho)Quarta-feira (19 de Julho)

Foto: Envato MarketJulho vem sendo marcado pela expectativa do próximo Copom no início de agosto. A maior parte do mercado já vê como certa o início do ciclo de corte de juros, porém, ainda há muitas divergências de opiniões sobre se será de 0,25 bp ou 50 bp. Alguns players acreditam que o sinal dado pelo último Fed– que indica que podem haver mais duas altas até o fim do ano, chegando a 5,50 / 5,75 – pode inibir um corte mais agressivo do Banco Central aqui no Brasil. No entanto, outra parcela do mercado entende que, dada a atual taxa de inflação e o cenário macroeconômico, o corte já deveria ter começado. Hoje, o mercado trabalha com um corte de 50 bps na curva para agosto.

No entanto, mais recentemente, temos visto uma realidade diferente, especialmente para as 100 maiores empresas de tecnologia dos EUA, medida pelo índice Nasdaq 100 Composite (linha branca). Houve um descolamento dessa relação tradicional: o índice Nasdaq e os yields dos títulos de 10 anos do governo americano (linha vermelha e base invertida).

No Brasil, não há uma orientação governamental para a questão, escolas e professores fazem suas regras e buscam o equilíbrio entre proibição pontual e integração.

Falta de investimento:antecipando os impactos negativos resultantes da pandemia, empresas globais em todos os setores reduziram seus investimentos. A preocupação com a preservação de capital e o instinto de sobrevivência levaram os agentes econômicos a abandonar projetos de expansão, investimentos e crescimento da produção, entre outros.Aumento de estoques:o fenômeno anterior levou as empresas a antecipar suas ordens de compra de bens, produtos e commodities, prevendo uma possível escassez futura. Assim como as pessoas compraram enlatados e papel higiênico antecipando o inesperado, as empresas fizeram o mesmo. Esse aumento de estoques, juntamente com a falta de investimento em nova capacidade, resultou em escassez de produtos posteriormente, refletindo-se no aumento de preços que se materializou.Disrupção das cadeias de logística: a Covid-19 levou ao fechamento de fronteiras, redução de voos internacionais, entre outras coisas. Isso, aliado ao aumento de estoques, levou a complicações nas cadeias de logística que não conseguiam atender à demanda considerando as restrições em vigor. Isso causou um aumento significativo nos custos de frete para as empresas.Demanda acima do esperado:impulsionada pelo aumento da poupança gerada pela pandemia (quem manteve seu emprego ganhava o mesmo gastando menos) e pelas transferências governamentais (quem não manteve seu emprego recebeu, em muitos países, transferências governamentais de suporte), as pessoas se viram em casa consumindo muito mais do que o esperado. A compra de produtos online disparou. Bens de consumo, bens de luxo, tecnologia, entre outros, tiveram uma demanda muito acima das expectativas.Tensões políticas internacionais:para piorar as complicações nas cadeias de logística, as tensões comerciais e políticas internacionais (principalmente entre China e EUA) agravaram ainda mais essas complicações. A luta pela supremacia na produção de chips dominou as notícias. Restrições de produção, logística e exportação levaram à escassez desse produto essencial presente em carros, celulares, computadores, etc.Esses cinco pontos foram, de fato, a tempestade perfeita para trazer a inflação de volta como uma realidade após vários anos. Foram também fenômenos que coincidiram com um período de política monetária altamente expansionista, ou seja, uma elevada injeção de recursos monetários, feito numa escala global. A velocidade de recuperação econômica pós-pandemia também contribuiu. O emprego voltou rapidamente e as pessoas retomaram seus hábitos de consumo com força total. Viagens, restaurantes, bares, shoppings – tudo voltou rapidamente e com força.

Especialistas defendem que fim do sigilo da arbitragem e ampliação dos poderes de investigação da CVM requerem calibragem adequada, sob pena de criarem mais prejuízos do que vantagens

STOXX 600: (+0,03%)DAX 30: (-0,44%)FTSE 100: (+0,11%)CAC 40: (+0,30%)FTSE MIB: (+0,13%)IBEX 35: (+0,07%)PSI: (+0,25%)

Passados cerca de quatro meses, na última quinta-feira (06/07), a ANPD aplicou as primeiras sanções administrativas por infração à Lei Geral de Proteção de Dados a uma empresa de telecomunicações.

“Fazendo uma projeção um pouco maior, a expectativa de subida desse papel, pegando o gráfico mensal, vemos que ele já tem um bom tempo andando de lado, mas não mudou sua tendência de alta no prazo mais longo”, conclui o analista em sua avaliação, projetando que as ações WEGE3 pode chegar aos R$ 51 no longo prazo.

Créditos tributários do programa Carros Populares O programa para a renovação da frota é custeado por meio de créditos tributários, descontos concedidos pelo governo às montadoras no pagamento de tributos futuros, no total de R$ 1,8 bilhão. Em troca, a indústria automotiva comprometeu-se a repassar a diferença ao consumidor.

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