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“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa o fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação, mediante indenização para que a frota seja renovada em respeito ao meio ambiente”, declarou Haddad.

EUA: Feriado da Sexta-Feira Santa mantém os mercados fechadosEuropa: Feriado da Sexta-Feira Santa mantém os mercados fechadosBrasil: Feriado da Sexta-Feira Santa mantém os mercados fechados9h30 – Relatório de Empregos – Payroll (Fevereiro)

Bolsa de Valores B3. Foto: REUTERS, Amanda PerobelliO Ibovespa segue operando em alta na tarde desta quinta-feira (30), com o mercado reagindo à apresentação do novo arcabouço fiscal, feito pela equipe econômica do governo.

Cenário CorporativoBraskem (BRKM5) e Petrobras (PETR3; PETR4) – A Braskem enviou comunicado ao mercado para esclarecer que a Petrobras não tomou qualquer decisão sobre a venda de participação da companhia. “A Petrobras esclarece que todas as ações relacionadas à sua participação na Braskem exigem análise cuidadosa sob a perspectiva de gestão de portfólio e devem ser conduzidas com observância das práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, afirmou a Petrobras, em comunicado enviado à Braskem. Na sexta-feira (24), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou em entrevista à Bloomberg News que a companhia avaliava aumentar sua participação na petroquímica.

Terça-feira (4 de abril)

Já em momentos de juros baixos, quem costuma se beneficiar é o mercado acionário. “Com a economia mais aquecida, as empresas tendem a ter resultados melhores, já que o volume de vendas de produtos e serviços tende a ser maior. Consequentemente, seus lucros também aumentam”, destaca a Avenue.

Menino ao lado de veículo destruído em Mariupol, na Ucrânia. Foto: REUTERS, Alexander ErmochenkoNo dia 20 de março de 2003, o mundo passou por um dos maiores engodos já produzidos na história. Sob a alegação não comprovada de possuir armas de destruição em massa, o governo norte-americano, liderado por George W. Bush, ordenou a invasão do Iraque e a troca de regime, com a condenação de Saddam Hussein – um ditador execrável – mas que ainda era responsável pela manutenção de relativa estabilidade no país.

No caso doCredit Suisse,a situação tem raízes mais antigas. Desde 2008, diversos bancos foram duramente atingidos e até hoje têm alguma dificuldade. Há alguns anos o banco vem tendo resultados mais fracos e de certa forma recorrente, o mercado questiona a sua saúde financeira. Pois bem, na segunda-feira (13/03) o banco reporta seus resultados consolidados de 2022, trazendo uma perda de cerca US$ 8 bilhões no ano e uma saída de recursos de mais de US$ 120 bilhões. Mais do que isso, o banco informa ter encontrado inconsistências materiais em seus balanços nos últimos 2 anos. Mais uma vez, temos a relação de confiança arranhada e justamente num momento em que o mundo está olhando o que acontece com os bancos nos EUA. Vemos então uma sucessão de eventos que exacerba a percepção de risco do banco: a notícia de que um dos seus principais sócios não iria socorrer o banco em caso de necessidade de liquidez, notícias acerca de possíveis fusões com outros bancos, queda das ações, elevação dos seus CDS (credit default swap, espécie de seguro contra uma possível quebra do banco) e outros.

Outro exemplo de norma em produção que toca no tema é o Projeto de Lei (PL) nº 2.681/2022, de autoria da Senadora Soraya Thronicke (UNIÃO/MS), que já tramita no Senado Federal e visa suprir as falhas da Lei nº 14.478/2022, como a falta de previsão da segregação patrimonial, de forma a impedir a confusão patrimonial entre o bem ou direito do consumidor-investidor e o bem ou direito das prestadoras de serviços, e a omissão quanto à obrigatoriedade de inscrição dessas empresas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para funcionarem no Brasil – ainda que suas sedes sejam internacionais.

Integrantes da equipe econômica que participaram das discussões apontaram que o principal fator da discussão era o tamanho do déficit e do superávit para os próximos anos. Só depois de definir o tamanho da meta de superávit é que será possível estimar os cortes necessários ao longo de um determinado período.

Atualmente, o teto de gastos permite apenas o crescimento das despesas pela inflação. Para estabelecer qual será o crescimento do gasto, isso será feito levando em conta o incremento da arrecadação. A alta da despesa será limitada a 70% da variação da receita primária do ano anterior.

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