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Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, explica que os números vêm em queda desde meados do ano. Para ele, o pequeno incremento de outubro pode ser lido como estabilidade. O economista afirma que o resultado reflete medidas tomadas pelo governo federal durante a pandemia, como a facilitação do acesso ao crédito, a flexibilização da jornada de trabalho e o auxílio emergencial destinado aos trabalhadores informais.
Em um ano de funcionamento, o volume de transações pelo Pix deu um salto. Em outubro, o sistema de pagamentos instantâneos movimentou R$ 502 bilhões, contra R$ 25,1 bilhões liquidados em novembro do ano passado. Segundo o Banco Central, 75% das transações do Pix em outubro ocorreram entre pessoas físicas, contra 87% no primeiro mês de funcionamento. Os pagamentos de pessoa física para empresa saltaram de 5% para 16% no mesmo período.
O dólar fechou em queda de 1,74%, cotado a R$ 5,404.
Nesse contexto, o presidente do BC considerou que o financiamento para a transição passa a ser muito mais importante. “Apesar de todos os esforços das agências, de 70% a 80% do financiamento vai ser privado. Para receber investimentos, empresas e países precisarão ter selo verde.”
O resultado foi impactado pelo aumento das despesas financeiras, em função principalmente da liquidação de parte significativa de contas a pagar por aquisição, informou a empresa, no comunicado que acompanha o desempenho.
Em relação ao preço médio, a região Norte concentra maior aumento, com o diesel comum a 5,802 reais por litro, e o S-10 a 5,878 litro.
Os dados de vendas no varejo de outubro também serão divulgados na terça-feira (16), e devem mostrar o impacto da inflação sobre os gastos do consumidor.
Após analisar as projeções de geração de energia e os custos previstos – incluindo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) -, a área técnica da agência reguladora concluiu que, até abril de 2022, as “melhores estimativas” apontam para um rombo de RS 13 bilhões, “já descontada a previsão de arrecadação da receita da bandeira tarifária patamar escassez hídrica no período”, ou seja, o nível mais alto de cobrança da taxa extra.
O diretor financeiro ressaltou naquela oportunidade a trajetória de recuperação da empresa, que reduziu a dívida bruta de 111 bilhões de dólares em 2018 para 59,6 bilhões de dólares no final do terceiro trimestre, batendo antecipadamente uma meta prevista para 2022.
Inflação e juros
Ambos os lados esperam que a mais longa conversa entre os líderes desde que Biden se tornou presidente, em janeiro deste ano, tornem a relação menos difícil.
“Mantida a atual tendência de recuperação, o nível de tráfego em mobilidade urbana e aeroportos tende a voltar aos níveis pré-pandemia entre o final de 2022 e o começo de 2023”, disse a porta-voz da companhia.
O dólar passava a subir em relação ao real, depois de registrar queda nos primeiros negócios desta sexta-feira, mas caminhava para encerrar a semana com perdas após progresso da PEC dos Precatórios no Congresso ser apontado como possível motivo de redução da incerteza fiscal doméstica.
A previsão da empresa é um crescimento médio de 3,3% ao ano para o RPK ao ano até 2040. A expectativa é que a América Latina e a Ásia-Pacífico tenham um avanço acima da média, de 4,2%. Em seguida, a expansão será puxada por África (3,8%), Oriente Médio (3,6%), Comunidade dos Países Independentes – desmembramento da União Soviética (3,5%), Europa (2,3%) e América do Norte (2,0%).
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