A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Fertilizantes (Fecombustíveis) calcula que, com o aumento anunciado pela Petrobras, que passa a vigorar nesta sexta-feira, 11, a gasolina nos postos de abastecimento deve subir para média de R$ 7,02 o litro no País, contra a média atual de R$ 6,57 por litro. Já o diesel vai subir para uma média de R$ 6,48 o litro, contra a média atual de R$ 5,60 o litro.
Apesar de sinalizações recentes do governo de que apoiaria uma mudança na política de preços da Petrobras, as duas fontes afirmam que o Ministério da Economia defende a manutenção dos princípios da paridade de preços com o mercado internacional, com alteração apenas na metodologia do cálculo.
Além disso, outro setor que sofrerá impactos da alta dos preços é o setor animal: “O milho é componente de ração animal, então você vai ter toda a cadeia da proteína animal sendo impactada por esse conflito. É uma questão bastante preocupante para o Brasil”, disse Mario Goulart, analista da O2 Research, à BM&C News.
Além da aprovação pelo Cade, a conclusão da transação ainda está sujeita ao cumprimento de outras condições precedentes usuais, acrescentou a estatal.
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mariano Grossi afirmou nesta quinta-feira, 10, que os governos de Ucrânia e Rússia concordaram em trabalhar com a entidade a fim de melhorar a segurança nas usinas nucleares ucranianas. Durante entrevista coletiva, Grossi disse que a AIEA “monitora de perto” a situação nessas usinas, mas admitiu que houve uma interrupção nas comunicações entre a entidade e a usina de Chernobyl.
O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), enviou uma notificação para que a Petrobras esclareça o mais recente aumento no preço dos combustíveis, informou o órgão em comunicado nesta sexta-feira.
Os papéis de viagem e turismo também operam em queda. CVC (CVCB3) cai 5,70%, Gol (GOLL4) -5,02% e Azul (AZUL4) -4,08%.
A guerra na Ucrânia fez com que o preço do trigo disparasse, atingindo o maior patamar em 14 anos. Para Ricardo Boechat, analista de mercado da Activtrades, o trigo é uma questão bem mais preocupante.
O pacote aprovado até agora pelo governo e pelo Congresso para reduzir o impacto do reajuste de preços dos combustíveis pela Petrobras está com boa parte das medidas “penduradas” a depender da abertura de espaço no Orçamento, permissão das regras fiscais, regulamentações e pendengas jurídicas.
O Palácio do Planalto pressiona os governadores para reduzirem as alíquotas do imposto estadual. Os governos regionais, por outro lado, não querem abrir mão de arrecadação em ano eleitoral.
O especialista disse que é necessário analisar as externalidades negativa do aumento do combustível, que será a miséria, inflação, diminuição violentíssima da arrecadação e aumento obrigatório de gastos sociais. “Então, é óbvio que a perda é muito maior do que o custo da redução tributaria”, avaliou.
A receita líquida somou R$ 23,9 bilhões, crescimento de 31,1% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Mas a Abrace, associação que representa grandes consumidores de gás natural, disse que entraria com recurso contra a aprovação, avaliando que a decisão do órgão poderia levar à substituição do antigo monopólio nacional por um modelo com “enorme” poder de mercado verticalizado e horizontalizado no setor.
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