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Sede da Copel. Foto: Reprodução, DivulgaçãoO Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Fazenda publicaram nesta terça-feira (11), no Diário Oficial da União, que a Copel (CPLE6), Companhia Paranaense de Energia Elétrica, terá que pagar R$ 3,72 bilhões para renovar as concessões de três usinas hidrelétricas.

Foto: FreepikUm de meus lugares favoritos na cidade de Londres, é, sem dúvida, a Igreja de Saint James, na região central de Piccadilly, dedicada em 13 de julho de 1684, e restaurada após os danos da Segunda Guerra Mundial. Foi lá, há muitos anos, que aprendi que a frase “não temas” ocorre 365 vezes na Bíblia, uma recordação para cada dia do ano sobre a necessidade de sermos corajosos, não temer, e, principalmente, enfrentarmos os temores que nos abatem frequentemente na jornada da vida. É preciso também coragem – ensinam – para vencer as injustiças do mundo e, principalmente, aquelas que nos afetam.

Escrito por: Mariana do Prado Bernabé.

Até o final da tarde desta segunda-feira (3), não houve nenhum pronunciamento oficial do Twitter sobre o tema, e nem esclarecimentos sobre a causa da mudança, o que tem intrigado usuários, investidores e entusiastas da criptomoeda meme.

Os acordos sobre o princípio de indivisibilidade da segurança realizados pelos Estados-membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em Istambul, Turquia, em 1999, e Astana, Cazaquistão, em 2010, previram não só a liberdade de associação a alianças, mas, também, a necessidade de evitar garantir a segurança à custa da segurança dos outros.

A secretaria destaca que o contribuinte que estiver inadimplente não pode resgatar o valor enquanto houver a pendência. Inclusive débitos de IPVA de outro veículo, por exemplo.

Dado que, o Conselho ainda precisa avaliar os seis nomes apontados como candidatos pela União e dois por minoritários. Sendo assim, o Conselho deve se manifestar sobre todas essas indicações até 27 de abril, data da Assembleia Geral Ordinária (AGO), quando será eleito o novo Conselho com os nomes indicados pelo governo Lula.

Segundo a instituição, o emprego continuou a crescer em lazer e hotelaria, governo, e serviços empresariais e cuidados de saúde. Em fevereiro, a criação de empregos foi revisada para 326 mil.

Já a segunda opção, é seguir como detentores de BDRs da Companhia mediante o recebimento de BDRs Nível I Não Patrocinados. Na proporção de 1:1 para os BDRs Nível III detidos por cada titular.

Confiança

As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (10), com investidores analisando as estimativas para a alta média de preços no Brasil, que subiu pela segunda semana consecutiva, mantendo distante o horizonte de queda da Selic. Além disso, investidores aguardam a divulgação do IPCA de março, que será divulgado amanhã, que ajudará a recalibrarem as apostas do mercado.

As principais mudanças foram: (i) os contratos sem licitação voltaram a ser permitidos, em um modelo mais radical do que antes: no limite, o município nem precisa aceitar assinar o contrato; (ii) o arranjo preferido com o setor privado passa a ser a Parceria Público-Privada “administrativa”, que antes estava limitada a 25% do contrato. Aqui há dois problemas: primeiro, aumenta o risco político do investidor (já que, ao contrário de uma concessão comum, onde o privado pode realizar a cobrança diretamente dos usuários, nesse arranjo o privado recebe da estatal); e, segundo, que, agora, sendo possível chegar à totalidade da operação subcontratada, há apenas duas consequências possíveis: ou o consumidor vai pagar o dobro pelo serviço (o custo da estatal e mais o custo do privado); ou a empresa pública, caso não repasse os custos dobrados, vai à falência; e (iii) a comprovação econômico-financeira que antes era necessária para que a estatal pudesse permanecer com seus contratos (era o que garantia que o investimento seria feito) foi afrouxada – e, agora, pode ser apenas uma peça de ficção, com contratos prorrogados por décadas.

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