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O PIB deverá crescer 4,71% em 2021, abaixo dos 4,78% previstos na semana anterior. Em 2022, a economia avançará 0,51%, de 0,58% da previsão anterior.
Segundo o ministro, a reforma do Imposto de Renda, junto à aprovação da PEC dos Precatórios, ajudaria a resolver a transição entre os programas sociais do governo federal — Bolsa Família e Auxílio Brasil — sem afetar o teto de gastos.
“A questão fiscal está bem mais encaminhada do que parece. (…) se já migrou para o superávit, a discussão está se deve manter-se para o ano que vem, o que eu acho que certamente terá. É uma questão de passarem alguns meses e o mercado ser obrigado a corrigir sua expectativa”, analisou Cypriano.
“Outra sugestão que acolhemos… é a de reduzir o tempo em que o sublimite para precatórios vigorará. Em vez de vigorar por todo o tempo do Novo Regime Fiscal, ou seja, até 2036, o sublimite irá até 2026, dando tempo suficiente para o Poder Executivo melhor acompanhar o processo de apuração e formação dos precatórios e seus riscos fiscais, mas sem criar um passivo de ainda mais difícil execução orçamentária”, disse o relator no parecer aprovado pelo Senado.
“É quase como se estivéssemos fazendo mais um sistema financeiro para funcionar acoplado ao que temos hoje”, destaca o coordenador dos trabalhos sobre o real digital no BC, Fabio Araujo.
Segundo o analista do banco Leandro Fontanesi, as margens de carne bovina nos EUA, onde as duas empresas têm forte presença de receita, estão se deteriorando mais rápido do que o esperado. Ele citou em relatório que uma redução na oferta de gado no próximo ano deve elevar ainda mais os custos dos frigoríficos.
“Petrobras, para mim, é um case da empresa mais barata do mundo, é a empresa de petróleo mais descontada no mundo”, avaliou Motta.
A reforma, aprovada pela Câmara dos Deputados em setembro, está em análise no Senado Federal. Contudo, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, o texto deve ser votado somente em 2022.
A pasta estima que um aumento de 1 ponto percentual (p.p.) da taxa Selic pelo Banco Central entre 2021 e 2024 eleva a dívida bruta em 1,3 p.p. ao fim de 2024. Ao mesmo tempo, reduções de 1 p.p. no crescimento do PIB e no resultado primário, isoladamente, resultam em um aumento de aproximadamente 3 p.p. e 4,1 p.p. na dívida bruta ao final de 2024.
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