api inep

api inep

api inep

Foto: FreepikA negociação de dezenas de ações na Bolsa de Valores de Nova York foi interrompida logo após a abertura do mercado na segunda-feira (24), devido a um aparente problema técnico.

A construção de um legadoO grande legado do Governo Bolsonaro na área internacional poderia ser a assinatura do acordo do Mercosul com a União Europeia, após décadas de negociação. O acordo, que poderia ser revolucionário, não logrou tornar-se efetivo pelas bravatas equivocadas do governo anterior e pela ingenuidade de acreditar que o setor agrícola europeu abriria flancos que lhes fossem prejudiciais economicamente. Este cenário dificilmente será alterado no Velho Continente, mesmo com a benevolência outorgada a Lula por muitos líderes europeus.

Santander. Foto: Reprodução, Divulgação Nesta quinta-feira (2), o Santander Brasil (SANB11) divulgou ao mercado o balanço do quarto trimestre de 2022. Em que registrou lucro líquido gerencial de R$ 1,689 bilhões nesse período. Isto é, uma baixa de 56,5% em relação ao mesmo período de 2021. Em relação ao trimestre anterior houve uma queda de 45,9%.

Que não se esqueça que, normalmente, quem tem pena do miserável e ao invés de buscar resgatá-lo para trabalhar e crescer com esforço próprio se dedica a dar esmolas ao custo de seus próprios meios acaba por terminar no lugar dele, ou, no mínimo, ao seu lado!

O Mercosul, tampouco, oferecerá possibilidades exponenciais de crescimento econômico. O discurso de aproximação política tão característico da agenda esquerdista latino-americana não ecoa, de modo efetivo, na parte econômica. No passado, ao admitir a Venezuela ao bloco, por exemplo, viu-se que para o atual presidente o argumento político prevalece sobre a racionalidade econômica. É por essa razão que o Mercosul – que é precário na parte institucional – não tem evoluído como se esperava inicialmente.

O que pode causar estranhamento, entretanto, é o fato de que a empresa passou pelo maior processo de recuperação judicial do Brasil, que durou quase seis anos e meio e encerrou em dezembro de 2022, quando o juiz Fernando Viana, da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro decretou o fim do processo. Isso porque, segundo o art. 48 da Lei de Falências (Lei 11.101/2005), um dos requisitos para o requerimento da recuperação judicial é “não ter, há menos cinco anos, obtido concessão de recuperação judicial.” Acontece que, após o ajuizamento da emenda à inicial, já terá decorrido o prazo de cinco anos desde a concessão da 1ª recuperação judicial, que ocorreu em fevereiro de 2018.

Isso porque, a companhia gigantesca de bebidas também está sob o guarda-chuva do trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, sócios da 3G Capital, assim como a Americanas e de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que representa produtores menores do que a Ambev, a companhia líder de seu setor estaria com um rombo bilionário devido a impostos federais, estaduais e municipais. Em síntese, um estudo contratado pela CervBrasil aponta um rombo estimado em 30 bilhões de reais em manobras tributárias feitas por empresas de bebidas.

Os economistas elevaram outra vez as estimativas para ainflaçãoem 2023, passando de 5,74% para 5,78%. Há quatro semanas, a expectativa estava em 5,36%.

A polarização destrói o centro democrático e arruína uma comunidade, afinal, uma casa dividida não sobrevive. Resguardar a democracia, no entanto, não é papel de um só indivíduo ou um grupo reduzido. É dever de toda uma coletividade. A grande beleza da democracia é igualar a todos no voto. É o seu maior trunfo e a maior preocupação. A democracia não precisa de salvadores ou tutores. Ela precisa de amantes, dispostos a mantê-la sempre acesa e viva como ideário de uma nação. 

Por que as democracias falham? Foto: FreePikO conceito de democracia tem variado muito desde o seu nascimento na Grécia Antiga. Nunca foi um regime perfeito, embora os seus aspectos positivos tenham sido muito superiores aos negativos, razão por que a maioria da população mundial vê na democracia um ideal para governança de um país. A participação do cidadão na vida e nas decisões de uma nação constitui um elemento essencial para assegurar legitimidade daqueles que governam e representar, no âmbito coletivo, o desejo de uma maioria quanto aos rumos que se pretendem adotar.

Ásia e Europa

api inep máquina caça níquel preço

Fp0kAtHneb

Deixe o seu comentário