O encarecimento do gás de botijão e da energia elétrica ainda pressionou os gastos das famílias brasileiras com Habitação em novembro. O grupo passou de um aumento de 1,87% em outubro para uma elevação de 1,06% em novembro, o que resultou numa contribuição de 0,17 ponto porcentual para a taxa de inflação de 1,17% registrada neste mês pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já os investidores locais reduziram a posição líquida vendida em taxa, passando de 1.170.357 para 1.083.328 contratos em aberto, uma baixa de 87.029 contratos.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 0,8 ponto em novembro, para 95,3 pontos, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a segunda queda mensal consecutiva, a média móvel trimestral do indicador recuou 0,3 ponto, após cinco meses seguidos de alta.

O relator da Medida Provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil, deputado Marcelo Aro (Progressistas-MG), previu que 20 milhões de famílias poderão ser beneficiadas com as mudanças no desenho do programa aprovadas nesta quinta-feira, 25, pela Câmara dos Deputados.

O Departamento do Comércio também publicou nesta quarta-feira a revisão do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O subíndice de carvão ganhou 2,3%, acompanhando o salto nos futuros de coque diante de expectativas de demanda mais alta das siderúrgicas.

A Cosan anunciou que, a partir de 2 de janeiro, Marcelo Eduardo Martins assumirá a posição de vice-presidente de Estratégia da companhia (CSO), deixando de ocupar o cargo de vice-presidente Financeiro e Relações com Investidores (CFO), que passará a ser ocupado por Ricardo Lewin.

No entanto, se considerada apenas a receita administrada pela Receita Federal, que engloba a coleta de impostos de competência da União, a arrecadação ficou praticamente estável em outubro, com crescimento de apenas 0,23%, apesar da arrecadação extraordinária de 5 bilhões de reais com impostos sobre a renda das empresas.

“Hoje, estão em produção quatro contratos e, em setembro, nosso último dado, a parcela da União foi de 11 mil barris de óleo por dia. Estamos falando em ter um milhão de barris por dia em dez anos. E o mais importante: o estudo prevê que 70% da produção acumulada até 2031 virá de áreas que já possuem declaração de comercialidade. O cenário é muito promissor”, disse o presidente da PPSA, Eduardo Gerk.

Além disso, o analista também traçou cenário para as projeções de PetroRio (PRIO3).

Também durante análise, o Ogro disse ainda que se a inflação não for controlada, as despesas tendem a aumentar e seguir para os próximos anos.

A China aumentará o papel do seguro de crédito à exportação e a capacidade das empresas de lidar com os riscos cambiais, acrescentou Ren.

Deixe o seu comentário