O IPC-S arrefeceu a 0,57% na última leitura do mês, após registrar 0,83% na terceira. Com o resultado, o indicador fechou 2021 com inflação acumulada de 9,34%; menor do que a taxa de 9,62% em 12 meses apurada no período até a terceira quadrissemana de dezembro.

Segundo estudo do Credit Suisse, que projeta inflação de 6% para 2022, bem acima do esperado pelo Banco Central (4,7%) e pelo mercado (5,03%), de acordo com o Boletim Focus, 3 pontos porcentuais da inflação de 2022 resultarão da inércia inflacionária.

Segundo o Bradesco, isso ocorre baseado em sua crença “indelével nesse segmento, enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do País”.

Com Estadão Conteúdo

Em dezembro, os dados da FGV mostram que a inflação de Transportes desacelerou com força, a 0,28%, de alta de 3,07% em novembro.

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) abriu mobilização para que, além da entrega dos postos comissionados, as vagas não sejam repostas por outros componentes do banco.

A inércia inflacionária, como é conhecida entre os especialistas o mecanismo de aumentar os preços hoje de olho no retrovisor, deve responder pela metade da inflação de 2022, segundo cálculos do economista do Credit Suisse, Lucas Vilela. “A inércia, com certeza, vai ser o principal vilão da inflação em 2022”, afirma.

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta. O S&P 500 fechou em alta de +0,60% (4.794,66), o Nasdaq registrou valorização de +1,20% (15.832,80), enquanto o Dow Jones encerrou o dia subindo +0,68% (36.585,06).

O analista afirmou que assim como o gráfico diário do ativo, o semanal também não é animador. “Gráfico semanal está com linha de tendência de baixa pronunciada, sem buscar novos topos faz tempo”.

“Acredito que o foco da Petrobras vai continuar gerando retorno para os acionistas e acho que uma das coisas que precisam ser analisadas com bastante cautela é essa possibilidade de intervenção”, avaliou à BM&C News.

Diante do cenário de eleições de 2022, em entrevista ao BM&C News, a operadora de renda variável da B.side Investimentos, Viviane Vieira, comentou as dificuldades que o mercado deve enfrentar e a tendência de investimentos para 2022.

“O preço do carvão de coque está firme, dando suporte ao coque. No curto prazo, as siderúrgicas irão gradualmente retomar a produção, o que é bom para a demanda de coque”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

500 mil seguidores no instagram quanto ganha

mWU9Vc3xie

Deixe o seu comentário