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Wagner Jones Almeida, outro assessor da CNTA e empresário do ramo de transporte de combustível, também confirmou as paralisações na sua área. “Já havia uma defasagem nos preços do frete de 24% a 25%. O novo aumento inviabilizou o custo, pois as empresas já não aceitavam reajustar os valores”, disse. “Agora piorou.”
Entre as grandes categorias econômicas, as produções de bens de consumo duráveis (-11,5%) e de bens de capital (-5,6%) tiveram as maiores perdas em relação a dezembro. Bens intermediários recuaram 1,9% e bens de consumo semi e não duráveis apresentaram queda de 0,5%.
Martinez afirmou que a empresa deve aumentar os preços de aços planos e longos neste mês e no próximo entre 8% e 10%. Ele citou uma combinação já conhecida no mercado, de elevação de custos de matérias-primas e de preços internacionais da liga, fenômeno agora exacerbado pela guerra na Ucrânia.
No mercado de derivativos e futuros, o volume de contratos caiu 10,5% na comparação anual e 6% na mensal, para 4 milhões. Ainda no mercado de futuros, a receita média por contrato caiu 0,6% na comparação com fevereiro de 2021, para R$ 2,230. Em relação a dezembro, o indicador cresceu 5,7%.
Transportadores de carros e de combustíveis decidiram parar os caminhões em suas bases e não fazer novas viagens a partir desta sexta-feira, 11. Em comunicado divulgado ontem, as empresas afirmaram que o aumento dos combustíveis anunciado pela Petrobras inviabilizou o frete e que, até que as condições financeiras sejam restabelecidas, a frota ficará parada.
O pacote aprovado até agora pelo governo e pelo Congresso para reduzir o impacto do reajuste de preços dos combustíveis pela Petrobras está com boa parte das medidas “penduradas” a depender da abertura de espaço no Orçamento, permissão das regras fiscais, regulamentações e pendengas jurídicas.
(Com informações do Estadão Conteúdo e Reuters)
O apetite por risco voltou à região asiática após as bolsas de Nova York fecharem em sólida alta e os preços do petróleo sofrerem queda de mais de 10%, ontem, diante de sinalização de que a Ucrânia está disposta a fazer concessões para encerrar a guerra com os russos.
Marques também afirmou que a Natura&Co espera um primeiro semestre desafiador por causa da incerteza criada pela invasão da Ucrânia e que a companhia está reduzindo gastos para enfrentar o cenário.
Também sem dar mais detalhes, Lorenzoni afirmou que outra medida está em preparação no ministério para gerar renda e oportunidades de emprego.
“Devido aos seus efeitos amplos, o uso de munições de fragmentação em áreas povoadas é incompatível com os princípios do direito internacional humanitário que regem a condução das hostilidades”, disse a porta-voz Liz Throssell a jornalistas em Genebra.
Além disso, o analista pontuou que o mercado irá se organizar da melhor forma, uma vez que as sanções são diretamente contra a Rússia, a China não participa. “Levará tempo, mas existe uma maneira de reorganizar a distribuição”.
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