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No cenário corporativo, a Oi (OIBR3) pediu uma liminar de tutela de urgência cautelar junto à 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para impedir que seus ativos sejam bloqueados a pedido de credores. O pedido é semelhante ao que foi feito pela Americanas (AMER3) em janeiro, e tem o objetivo de antecipar efeitos de uma recuperação judicial.

Às 16h05, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda de 1,86%, cotado a 111.331 pontos.

Por este motivo, considerando que o Uruguai, por exemplo, já vem buscando a celebração de acordos bilaterais de comércio fora do Mercosul, dever-se-ia aproveitar o momento para refundar o Mercosul não mais como mercado comum, mas sim como uma área de livre comércio. Se no passado tivemos o NAFTA, que incluía o México, Estados Unidos e Canadá, talvez fosse o momento de refundar o Mercosul e transformá-lo num SAFTA (South America Free Trade Area) para viabilizar maior flexibilidade negocial dos países membros com terceiros.

Modelos de remuneração excessivamente assimétricos, no qual o executivo fica rico se bater a meta, mas passa fome se não entregá-la, costumam ser terrenos férteis para graves desalinhamentos de interesse entre a gestão e os demais stakeholders.

Agora imagine uma empresa que no cenário A possui a remuneração de seus executivos atrelada à sua geração de caixa de longo prazo, e no cenário B possui sua remuneração vinculada ao preço das ações da companhia. Em qual destes cenários você acredita que a gestão estaria incentivada a adotar uma contabilidade mais agressiva?

Para que o scalper tenha sucesso é importante ter um objetivo bem traçado ao longo do dia e manter a disciplina – caso contrário, as chances de prejuízo aumentam.

E A ECONOMIA?

Segundo o comunicado, ganhos notáveis de trabalho ocorreram em lazer e hospitalidade, profissionalismo e serviços empresariais e cuidados de saúde. O emprego também aumentou no governo, parcialmente refletindo o retorno dos trabalhadores de uma greve, destacou.

O fato é que, ao aliarmos estes dois princípios à situação do Mercosul – o Mercado Comum do Sul – criado em 26 de março de 1991, os resultados pífios deveriam incentivar uma profunda reavaliação sobre a sua efetividade, necessidade e viabilidade. Estas três palavras são essenciais para determinar o futuro desse acordo e determinar se vale a pena insistir na sua perenidade.

Outro aspecto relevante, certamente, é a questão dos confrontos geoeconômicos. Esta situação é preocupante porque, à medida que vemos o processo de ascensão da China como nova potência mundial, a guerra de narrativas imposta pelos Estados Unidos e outros países do Ocidente, que veem na mudança do eixo econômico mundial do Atlântico para o Pacífico uma tragédia que lhes será difícil superar, com a deterioração de sua posição. Esta instabilidade geoeconômica pode levar a conflitos regionais que podem assumir uma natureza global, como observado na Guerra na Ucrânia.

Se olharmos este pensamento estratégico, sim, a integração, logo o Mercado Comum do Sul seria positiva para o Brasil, mas desde que se respeitasse alguns princípios: (a) o Brasil, sendo responsável pela metade da grandeza econômica, política e estratégica regional deve ser o condutor do processo e não um “líder virtual” e escravo de demandas salvadores de lideranças com competência questionável; (b) as bases de articulação, reforma e reconstrução de blocos deve seguir a linha técnica, respeitando os caminhos naturais, ou seja, começando pelos problemas econômicos; e (c) que não sejam usados os recursos dos brasileiros para salvar os amigos de seus erros, sendo isso o maior risco que se pode correr, caso se invista nesse erro.

Modelos de remuneração excessivamente assimétricos, no qual o executivo fica rico se bater a meta, mas passa fome se não entregá-la, costumam ser terrenos férteis para graves desalinhamentos de interesse entre a gestão e os demais stakeholders.

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